Istambul
Istambul, Turquia


O Istanbul Kart é essencialmente um cartão de embarque em transportes públicos na cidade. Para a maioria dos meios de locomoção não há a possibilidade do pagamento em dinheiro, então para otimizar seu tempo é melhor já adquirir o seu cartão assim que chegar. Há um desconto nas tarifas ao utilizá-lo, além de poder usufruir do serviço também nos barcos de Eminönü a Kadiköy e visitar as ilhas que são quase uma parada obrigatória.

Na verdade há 3 opções de cartões: o de turista convencional, o de quem vai ficar mais tempo na cidade e o de turista com a maioria das atrações e museus inclusos, mas não o transporte público. Aqui eu já escrevi o guia completo de 3 dias na cidade, clique e confira!

1. Quais são as vantagens do Istanbul Kart, o convencional dos turistas?

Istambul cartão de transporte
Cartão transporte público Istanbul Kart para turistas convencionais

Multiuso – Este cartão único permite que você pague por vários tipos de transporte: ônibus, metrô, barcos, funiculares e bondes (sim, até o nostálgico bonde que opera no Istiklal Caddesi, Taksim).

A maioria desses tipos de transporte não aceitam mais pagamentos em dinheiro, portanto, você precisará comprar algum tipo de token ou bilhete antes de embarcar.

Pré-pago – Istanbul Kart é um cartão pré-pago e recarregável. Isso significa que você não precisa ficar na fila toda vez que planeja usar o transporte público. O recarregamento de créditos pode ser feito em máquinas designadas amarelas.

Facilidade de uso – Não é necessário colocar o Istanbul Kart em contato com o leitor. Você pode pagar sua tarifa ‘acenando’ o cartão inteligente a 8 cm de distância. Ao efetuar um pagamento bem-sucedido, o leitor emitirá um som e a tela acenderá mostrando o valor restante no cartão. No caso de fundos insuficientes, a tela exibirá a mensagem Kontör Yetersiz.

Vários viajantes – Não há necessidade de comprar vários cartões, pois apenas um pode ser usado por até 5 passageiros. Depois de pagar a tarifa para o primeiro passageiro, deixe-o entrar ou passar, espere alguns segundos e acene novamente o cartão na frente do leitor.

Pessoalmente, recomendo não usar o cartão para mais de 3 pessoas se for utilizado com muita frequência, pois há chances de erros no sistema.

Descontos – Ao usar o cartão, você já se beneficia de um desconto de 40% sobre a tarifa normal. Em vez de pagar 5,00 liras turcas por viagem, você paga apenas 3,00. Você pode fazer até cinco transferências / conexões dentro de um período de duas horas e pagará menos por cada transferência, com apenas 1,90 para a primeira.

2. Onde adquirir seu Istanbul Kart?

Istambul máquina de recarregar o cartão
Máquinas para a compra do cartão de transporte público Istanbul Kart

Você pode comprá-lo nas máquinas de vendas automáticas amarelas localizadas em todas as estações do metrô, bondes, funiculares e alguns quiosques localizados próximo à maioria das paradas dos ônibus públicos. Em fevereiro de 2019, o custo do cartão é de apenas 6 liras turcas (nas máquinas) ou 7 TL (na maioria dos quiosques) para o cartão e serviço, mais uma quantia de sua escolha para carregá-lo.

A maneira mais fácil de adquiri-lo seria nas principais paradas de transporte, como nos aeroportos, em Sultanahmet e na estação de barco Eminönü que são pontos de fácil acesso em Istambul. Mais informações, clique aqui para ser direcionado ao site oficial.

3. Existe um passe mensal mais barato? Sim, viável para pessoas que irão ficar mais tempo em Istambul, que precisam utilizar o transporte com muita frequência ou as que vão morar na cidade.

Existe um passe mensal chamado de cartão azul, Mavi Kart em turco. Custa 275,00 liras turcas e é válido por 30 dias ou 180 passes. Esse é um cartão personalizado e você não pode emprestá-lo para um amigo, mesmo havendo 180 créditos de viagem no cartão. Você precisa carregar crédito extra se quiser utilizá-lo para outras pessoas.

Istambul transporte
Mavi Kart, ou cartão azul para quem utiliza com mais frequência

Posso devolvê-lo e obter um reembolso? Você pode realmente obter um reembolso, mas é um processo muito longo. Você precisa preencher o formulário de reembolso (há reembolso apenas para o cartão) no site e aguardar até que eles concluam a inspeção necessária.

Ninguém sabe quanto tempo levará. E então eles dirão a você onde obter seu reembolso, seja de uma agência bancária ou de um caixa eletrônico ou dos correios.

Eu recomendo que você carregue apenas uma pequena quantidade extra já que os créditos expiram em 2 anos e depois adquira um Istanbul Kart para turistas convencionais, caso receba seus familiares na cidade.

Istambul preço transporte
Preço para carregar cartão azul, Mavi Kart, transporte público Istambul

4. Existe também outro cartão que já está incluso o bilhete de entrada nos locais mais famosos para não pegar fila? Sim, mas ATENÇÃO, este não inclui o transporte público! Há opções de 2, 3, 5 e 7 dias em Istambul!

Istambul passe museus
Preço Istanbul Tourist Pass para 2,3,5 e 7 dias

O Istanbul Tourist Pass é feito para aquele turista rápido que quer visitar o máximo de lugares possível e preocupado em poupar o tempo nas filas para comprar ingressos e ter outros serviços ao seu dispor. Um desses serviços, por exemplo, é um tour no estreito de Bósforo à noite (confira no site).

Eu recomendo dar uma olhada nos preços dos bilhetes abaixo, calcular seu tempo e ver se compensa adquiri-lo para a sua viagem pois a maior vantagem mesmo é chegar em um lugar e já entrar, visto que muitas filas podem te deixar impaciente e te fazer perder muito tempo. Porém, fique atento que neste cartão não está incluso os transportes públicos! Sendo assim, o ideal seria adquirir um dos cartões mencionados acima, a não ser que vá utilizar apenas táxis.

O cartão oferece além da entrada dos principais museus e atrações de Istambul, você também pode visitar e desfrutar de muitas outras experiências divertidas.

O Istanbul Tourist Pass também inclui serviços essenciais que você precisará enquanto estiver na cidade, como conexão de internet móvel em toda a Turquia e transporte gratuito para o aeroporto! Passeie pela magnífica Istambul no seu próprio ritmo com um passe de 2,3,5 ou 7 dias. Para mais informações consulte a página: https://istanbultouristpass.com/istanbul-pass

Atrações, experiências e serviços inclusos no Istanbul Tourist Pass. Há mais opções no site.

No meu caso achei mais viável comprar o Instabul Kart de turista convencional, porque não precisaria do serviço de transporte até o aeroporto e não visitaria tantos lugares de uma só vez.

Claro, é necessário ponderar o tempo nas filas pois se a sua estadia é de 2 a 3 dias seria interessante ter algo que facilita o tempo, como o Istanbul Tourist Pass.

5.Preços dos bilhetes e horários de funcionamento de acordo com o meu planejamento em 2019.

Se você tiver curiosidade em saber quanto custa para entrar na maioria das atrações, tenho aqui uma lista das que estão no meu planejamento de 2020:

Grand Bazar –Horário de funcionamento: 10:00 – 18:00 Entrada gratuita.

Torre Gálata (Galata Tower) – Horário de funcionamento 09:00 – 19: 00. Entrada 25 liras turcas.

Hagia Sophia – Horário de funcionamento 09:00 – 19:00 Entrada 72 liras turcas.

Mesquita Azul (The Blue Mosque) – Horário de funcionamento (fechado durante as orações) Entrada gratuita.

Palácio Topkapi ( Topkapi Palace)– Horário de funcionamento 09:00 – 16:45 Entrada 72 liras turcas.

Cisterna da Basílica (Basilica Cistern) – Horário de funcionamento 09:00 – 17:30 Entrada – 20 liras turcas.

Palácio Dolmabahçe (Dolmabahçe Palace ) – Horário de funcionamento 09:00 – 16:00 Entrada – 90 liras turcas.

Hipódromo (Hippodrom -Sultanahmet Square) – Horário de funcionamento 24 horas – Entrada gratuita.

Torre de Leandro (Maidens Tower) – Horário de funcionamento 09:15 – 19:00 Entrada – 20 liras turcas.

Palácio de Beilerbei (Beylerbeyi-Palast) – Opening times 09:00 – 17:00 Entrada – 40 liras turcas.

Clique aqui para ver o guia completo de 3 dias em Istambul, os museus e atrações que você precisa visitar!

Espero que vocês aproveitem as dicas! Beijinhos

Thais Guimarães

One Reply to “Istambul está nos seus planos de viagem? Saiba como e onde comprar seu cartão de transporte público e facilite a sua vida!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *