Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar
Izmir, Turquia

Izmir é a minha segunda casa, o lugar que a minha irmã escolheu para se esconder em terras turcas. Considerada o Rio de Janeiro da Turquia, essa cidade tem muito a oferecer para uma vida tranquila em meio a 4 milhões de habitantes. O melhor de tudo isso é a questão de ser segura, com o mar de águas cristalinas, respirar muita história e também ser a mais moderninha das cidades turcas.

É o destino de muitas famílias cansadas da rotina ocupada das grandes cidades e também um ótimo lugar para se viver com tranquilidade.

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Konak, Alsancak, Esmirna
Monumento do relógio em Konak, Izmir, Turquia

O que mais me impressiona nesta cidade costeira comparando com a exótica Istambul é que por ser uma cidade grande, tudo ainda acontece meio devagar. Você terá aquela sensação de férias e vontade de conhecer os milhões de restaurantes e cafés espalhados pela cidade, as ruínas históricas que marcaram épocas, juntamente com a casa da Virgem Maria que é um local sagrado onde historiadores acreditam que a mãe de Jesus viveu os últimos anos da sua vida.

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo
Casa da Virgem Maria, local sagrado, Izmir, Turquia

1.Como chegar em Izmir?

Izmir tem somente um aeroporto, o Adnan Menderes Airport, que fica localizado na parte sudoeste da cidade no distrito de Gazemir. Atenção aos terminais, pois há o doméstico e o internacional. Se você vier do Brasil, provavelmente vai pegar a mala somente no destino final em Izmir mesmo se você tiver que fazer conexão em Istambul.

A questão é que em Istambul você vai pegar um voo doméstico e chegar no terminal doméstico em Izmir. Até ai tudo bem, certo? Porém, as suas malas estarão no terminal internacional visto que seu voo de início não era dentro da Turquia e sim um voo do Brasil. Essa confusão já aconteceu 2 vezes com a minha mãe e por isso eu gostaria de ressaltar essa informação importante.

2. Onde se hospedar na cidade?

Depende do que você prefere, mas nós recomendamos Bostanli e Mavisehir dentro da zona de Karsiyaka como áreas tranquilas e residenciais. Alsancak e Konak são áreas bem mais agitadas e populosas, porém mesmo assim são recomendadas pois são regiões turísticas na cidade e onde estão a maioria dos hotéis.

Nós ficamos hospedados em um apartamento alugado pelo Airbnb na região de Karsiyaka, mas precisamente em Bostanli. Para ser sincera, não poderia ficar mais feliz ao viver nesta área por 2 meses seguindo a rotina dos senhores e senhoras nas suas caminhadas e fofocas diárias, do ambiente jovem e curioso dos cafés e das caminhadas na orla observando o outro lado da cidade. 

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, airbnb, onde se hospedar, apartamento, Bostanli, Karsyaka
Nosso segundo airbnb que foi ótimo! Localizado em Bostanli, Izmir, Turquia.

Na verdade, ficamos hospedados em 2 apartamentos diferentes. Um deles, o proprietário é antropologista e possui uma loja de antiguidades, o que é perceptível no gosto pelos móveis centenários e cheios de poeira. Nós escondemos os milhões de tapetes espalhados pelo ambiente para a alergia nem pensar em nos atacar e nos adaptamos com as visitas inesperadas de insetos e o cheirinho do xixi dos nossos novos amigos felinos.

Há muitos gatos em toda a Turquia, os turcos alimentam os bichanos e eles vivem na rua normalmente. Vale mencionar que os cães de rua, ao menos em Izmir que é uma cidade bem cuidada, possuem chip de identificação e também são alimentados e felizes. Infelizmente este primeiro apartamento não recomendamos pois é muito velho e não está bem cuidado, mas o segundo que ficamos nós adoramos.

Os turcos no geral são muito acolhedores e ficam felizes quando estrangeiros apreciam o país deles, o que particularmente acho muito bonito. Sempre que eu conheço alguém escuto a mesma pergunta: “De onde você é?”, “Você gosta daqui?”, “Você gosta da Turquia?” , “O que você pensa sobre Izmir”? Inúmeras perguntas de curiosidade positiva e ficam todos satisfeitos quando falamos que adoramos a cidade e nos sentimos em casa. Hospitalidade aqui é outro nível!

2.1 Você já sabe como alugar um apartamento no site airbnb?

airbnb procura, airbnb, apartamento, Turquia, Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo
Exemplo de busca por um apartamento mobiliado para se hospedar em Izmir nas áreas Bostanli ou Mavisehir que são residenciais e ótimas, mas não tem praticamente muitas opções de hotéis.

Registre-se aqui gratuitamente no site airbnb e ganhe R$120,00 de desconto na sua primeira reserva! Aproveite essa oportunidade!

Você pode alugar imóveis inteiros mobiliados para se hospedar e ter uma experiência mais local. E também, muitas das vezes, esses apartamentos oferecem mais conforto pelo tamanho dos quartos e salas do que a maioria dos hotéis. Caso esteja procurando por uma acomodação mais barata, já que não há tanta oferta de albergues em Izmir, você pode selecionar a opção de alugar um quarto na casa de um anfitrião local em vez do apartamento inteiro. Não se esqueça de conferir as avaliações, perguntar o que for necessário e ler a descrição e as regras.

2. 2 Hotéis muito bem localizados e com um excelente serviço em Izmir

2.1.1 Hotel Swissôtel Grand Efes Izmir  5 estrelasLocalização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Swissôtel Grand Efes Izmir
Hotel Swissôtel Grand Efes Izmir , excelente opção de conforto e localização

O Swissôtel Buyuk Efes Izmir está localizado no centro de Alsancak e apresenta vistas sobre o Mar Egeu. Disponibiliza quartos com televisões LCD e um spa com piscinas interiores e exteriores. Os hóspedes encontrarão também um moderno Salão Executivo equipado com comodidades de negócios e mobiliário de qualidade, para seu conforto.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!

2.1.2 Hotel Hilton Izmir 5 estrelas – Localização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Hotel Hilton
Hotel Hilton Izmir , excelente opção de conforto e localização

Hilton Hotel apresenta acomodações elegantes com vistas panorâmicas para o Mar Egeu e para a antiga Cidadela de Kadifekale, em Izmir. Disponibiliza uma piscina interior aquecida com solário, sala de vapor e salas de massagem. Os quartos espaçosos do Hilton Izmir incluem televisões de ecrã plano e áreas de estar. Alguns quartos oferecem vistas para o mar e para a baía, e outros providenciam vistas para o castelo e para a área histórica da cidade.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!

2.1.3 Hotel Mövenpick Izmir 5 estrelasLocalização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Hotel Mövenpick Izmir,
Hotel Mövenpick Hotel Izmir, excelente opção de conforto e localização.

O Mövenpick apresenta acomodações contemporâneas com vista para o Mar Egeu, junto à praça central de Izmir, em Konak. Disponibiliza um ginásio panorâmico e um spa encantador com uma piscina interior e tratamentos holísticos. Está disponível acesso Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Decorados em tons creme e equipados com mobiliário elegante, os quartos do Mövenpick Hotel Izmir incluem uma televisão de ecrã plano e almofadas hipoalergénicas. Alguns quartos oferecem vistas deslumbrantes para a Baía de Izmir.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!

2.1.4 Hotel Renaissance Izmir Hotel 5 estrelas – Localização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Hotel Renaissance,
Hotel Renaissance Izmir, excelente opção de conforto e localização

Este hotel está localizado centralmente no coração de Izmir, a poucos passos do popular Passeio Marítimo Kordon, à beira do mar. Proporciona uma piscina interior, um banho turco e uma sauna. Está disponível um centro de fitness e comodidades de massagens.

Todos os quartos no Renaissance Izmir Hotel incluem ar condicionado, uma televisão de ecrã plano com canais por satélite e um mini-bar. A casa de banho privativa está equipada com produtos de higiene pessoal gratuitos, um secador de cabelo e um chuveiro ou uma banheira para um possível banho turco.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!


2.1.5 Hotel Park Inn by Radisson Izmir 4 estrelas – Localização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Hotel Park Inn by Radisson, Izmir,
Hotel Park Inn by Radisson , excelente opção de conforto e localização

Localizado a poucos passos da costa de Kordon, o Park Inn by Radisson Izmir dispõe de quartos com vista para o mar. Com uma decoração colorida e móveis elegantes, todas as unidades incluem ar condicionado, uma televisão LCD, acesso Wi-Fi de alta velocidade e uma secretária. Existe um centro de fitness, um serviço de quartos, um serviço de lavanderia, um balcão de turismo e limpeza a seco na propriedade.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!

2.1.6 Smart Hotel İzmir 4 estrelas – Localização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Smart Hotel,
Smart Hotel İzmir, excelente opção de localização mantendo seu conforto

 Smart Hotel Izmir está localizado no centro de Izmir e dispõe de um espaço fitness e sauna. Todos os quartos possuem uma televisão de ecrã plano. Alguns têm uma área de estar para a conveniência dos hóspedes. Cada quarto inclui uma casa de banho privativa com uma banheira ou chuveiro, chinelos, produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo. Há uma televisão com canais por satélite.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!

2.1.7 Hotel Ibis Izmir Alsancak  3 estrelas – Localização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Hotel Ibis,
Hotel Ibis, excelente opção de localização mantendo o conforto.

O Ibis Izmir Alsancak disponibiliza um serviço de recepção 24 horas e quartos climatizados com acesso Wi-Fi gratuito. Os quartos do Ibis Izmir Alsancak apresentam uma decoração moderna e incluem uma televisão de ecrã plano, um cofre, uma chaleira eléctrica e um mini-frigorífico. As casas de banho privativas incluem um secador de cabelo.

Clique aqui para verificar as fotos e preços do hotel!

2.1.8 Marina Hotel 3 estrelas, Localização Konak, Alcansak

Izmir, Turquia, cidade histórica, Éfeso, Ephesus, Casa de Maria, mar, Casa da Virgem Maria, Esmirna, Pérgamo, hotel, acomodação, Marina Hotel
Marina Hotel 3 estrelas, excelente opção de localização mantendo o conforto

Localizado em Izmir, o hotel providencia uma recepção 24 horas, serviço de transporte para o aeroporto, serviço de quartos e acesso Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Os quartos estão equipados com ar condicionado, uma máquina de lavar louça, um micro-ondas, uma chaleira, uma banheira de hidromassagem, um secador de cabelo e um guarda-roupa. Todos os quartos do hotel estão equipados com uma televisão de ecrã plano e produtos de higiene pessoal gratuitos.

Clique aqui para verificar as fotos e os preços do hotel!

3. Onde e o que comer na cidade?

Para quem não conhece muito sobre a comida turca, devo adiantar que é uma delícia. Uma explosão de sabores misturados com molhos de iogurtes com alho e sem alho, azeitonas, tomate, berinjela, feijão, arroz diferente, peixe, carne de cordeiro, fava, salsinha e muito mais!. Cozinham tudo com bastante azeite e os daqui são os melhores que já provei, até a marca mais simples do supermercado é excelente.

Muitos pratos são preparados com domates, biber, patlıcan. O que é isso Thais? Tá me xingando? Não consigo esquecer a música e só quem mora na Turquia vai me entender. Essas palavras significam: tomate, pimentão ou pimenta e berinjela. Sem mais rodeios, esses são típicos ingredientes de vários pratos em Izmir e posso dizer que na Turquia no geral. Não se esqueça que em Istambul algumas comidas típicas podem ser diferentes e a qualidade, como em qualquer país do mundo, vai depender do restaurante que você escolher.

3.1.1 Café da manhã

Izmir, Esmirna, turquia, café da manhã, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo,
Típico café da manhã turco em um dia especial, não é consumido diariamente.

Não gente, eles não comem essas delícias todos os dias. Este é um café da manhã especial que geralmente as famílias se reunem aos sábados e domingos nos restaurantes locais ou fazendas próximas para apreciar com calma. Caso você esteja na cidade e há uma opção no menu de “turkish breakfast” em algum restaurante, espere algo parecido com os ingredientes da foto. Geralmente as porções são bem servidas e o preço é calculado por indivíduo. De um lugar para o outro muda algumas pequenas coisas, mas pepino, tomate, queijo, azeitona e pão estão presentes sempre no dia a dia.

3.1.2 Almoço ou jantar -Köfte

Izmir, Esmirna, turquia, kofte, kafta,  turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, carne, hamburguer
Köfte feita na grelha de churrasco, uma delícia

Este tipo de “mini hambúrgueres” você encontra em vários lugares, mas este restaurante em especial prepara as carnes na grelha de churrasco e eu acho muito saboroso. Estamos falando do Koftesi, que têm várias filiais pela cidade. Dê uma olhada no site para achar com facilidade um mais próximo de onde você vai estar ou visitar. Você pode pedir uma porção de Köfte (que é essa da foto), uma de frango e batatas. A salada já é parte da casa e é servida juntamente com pão e molho de tomate concentrado. A carne normalmente é uma mistura com carne de cordeiro e carne de vaca, mas pode ser outra.

3.1.3 Almoço ou jantar – Pide

Izmir, Esmirna, turquia, pide, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, carne, carne moída, pizza turca
Pide de carne moída, muito bom e crocante

Pide é chamado de pizza turca. É preparado com uma massa fina que geralmente acompanha recheio de queijo (peynir), carne moída, carne em pedaços, frango (tavuk) e etc. É muito comum ter restaurantes que sirvam pide e também lahmacun, um outro tipo de massa mais fina recheada com carne moída, cebola e tomate. Esse também é muito saboroso.

3.1.4 Almoço ou jantar – Sardinha frita com salada, ou no pão

Izmir, Esmirna, turquia, sardinhas, sardines, peixe, fresco, frito, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia
Sardinhas fritas com salada

Essa sardinha fresca deliciosa é pra deixar os pratos mais leves. No Brasil acho que não tinha comido antes este tipo de peixe fresco, mas ainda bem que é típico aqui em Izmir. Cem, meu cunhado, nos leva em Urla para comer em um quiosque de uma família que faz as mesmas sardinhas fritas há muitos anos. Tradição é muito importante na Turquia e as pessoas valorizam. Mas não fique triste, no centro de Izmir ou em Bostanli você também acha restaurantes que servem essa delícia de forma bem parecida. Simples e muito saboroso.

3.1.5 Almoço ou jantar – Sopa de lentilhas vermelhas Mercimek Çorbası

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia, sopa, ervilhas,
Sopa de ervilhas vermelhas, além de saudável é muito saborosa

Você vai encontrar essa sopinha deliciosa em praticamente todos os restaurantes. Alguns fazem de uma forma mais saborosa que outros, mas a presença da sopa de ervilhas vermelhas (que na verdade é laranja e a sopa fica amarela) é garantia na certa. Eu adoro e acho uma excelente opção de proteína para os dias mais frios e até quentes de Izmir.

3.1.6 Almoço, jantar e também café da manhã –Börek

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia, borek, espinafre, Börek
Este é o famoso börek. Há vários sabores como queijo, queijo e espinafre, carne moída e vegetais.


Esse aqui é pra não faltar carboidrato na sua mesa já que não são muitos na cozinha turca , neh!kkkkkkkkk Gente do céu, é carboidrato para dar e vender! Há variados recheios de börek, como queijo, espinafre, vegetais e carne moída, que é o meu favorito. Eu percebi que alguns têm a massa mais fina e crocante que outros. Particularmente, adorei um negócio local aqui perto de casa que só faz börek para vender com a massa mais fina. 

börek, Izmir, Bostanli, comer, comida, típico, Izmir, Esmirna
Melhor börek que comemos foi aqui! O de carne moída é o meu favorito!

3.1.7 Almoço ou jantar – Adana Kebab

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia, adana kebab, kebapi, meat, pimenta
Adana kebab com arroz, batata e molho de tomate

Hummm este aqui eu gosto e está me dando água na boca. Você lembra da köfte que falamos anteriormente? Agora imagine algo parecido em uma versão apimentada servida com arroz turco (este de cor laranja), salada batata ou pão e molho de tomate. Humm…

Nós comemos neste restaurante com uma certa frequência e recomendo para todos pois a comida é deliciosa e o pessoal muito atencioso, nós adoramos. Engozde

3.1.8 Almoço ou jantar – Manti

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia, manti, ravioli, macarrão turco,
O ravioli turco, manti.

Este prato é parecido com o ravioli italiano, geralmente recheado com carne e servido com molho de tomate e iogurte por cima. Fica muito saboroso pois o tomate turco em si é bem suculento e combina muito com iogurte de alho, por exemplo.

3.1.9 Sobremesa – Baklava

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia, baklava, doce, sobremesa,
Baklava, o doce mais famoso da Turquia

Essa aqui eu engordo 3 quilos só de ver. É uma massa folhada com recheio de nozes ou castanhas (da foto é de pistachio), e com calda de açúcar por cima. Na minha opinião é bem doce e eu consigo comer apenas um pedaço, mas você precisa experimentar se estiver em terras turcas.

3.1.10 Sobremesa – Künefe

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que comer, comida, alimentação, tomate, queijo, comida na Turquia, doce, sobremesa, kunefe, pistachio
Künefe precisa comer na hora, pois é quentinho que o queijo derrete. Muito bom!

Este aqui nós adoramos pedir quando comemos algo leve. É feito com massa fina semelhante a macarrão “cabelo de anjo”, ou massa de sêmola fina, com calda de açúcar e queijo como recheio. Acompanha nozes ou castanhas na decoração.

3.1.11 Qualquer momento- Chá turco Çay

Izmir, Esmirna, turquia, turco, típico, o que beber, chá, chai, comida na Turquia, baklava, doce, sobremesa,
Chá turco, Çay

Este chá é o queridinho dos turcos e consumido a qualquer hora do dia. Normalmente, nos restaurantes sempre nos oferecem depois do almoço ou jantar. Eles falam, “chai, chai”, pra ver se nós queremos e a forma correta de escreve é Çay. Eu particularmente gosto do sabor, me lembra muito o chá matte leão brasileiro.

4. O que fazer na cidade?

4.1 Caminhar pelas ruas dos centrinhos

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos,
Ruas de Izmir, Turquia

Descubrir como é a vida local é sempre parte das minhas viagens. Observar o que as pessoas geralmente fazem ou vendem, o que comem e como agem, os hábitos e os tipos de produtos que você encontra pra comprar, tudo isso é muito prazeroso e recomendável em qualquer visita a um novo lugar. Em Izmir, independente da área que você ficar será muito interessante seu passeio.

4.1.2 Visitar um bazar

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos,
Bazar em Bostanli, Izmir

Cada área tem um dia específico na semana para acontecer o bazar. Seria uma espécie de feira de verduras, legumes e frutas acompanhada da venda de roupas, bolsas, roupas de cama e banho, sapatos, pratas, bijuterias, ouro, e muito mais… Isso tudo depende de onde você vai, pois em Istambul existe o belíssimo Gran Bazar que vale a pena dar uma olhada em itens decorativos, acessórios de prata e lenços, se você tiver paciência para negociar.

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos, Bazar Kemeralti, Konak,
Bazar Kemeralti, Konak, Izmir

Em Izmir, eu conheço na área de Bostanli este bazar da foto acima. É mais simples e focado nos vegetais e comida no geral, mas muito bacana ao mesmo tempo. Em Konak, há o famoso Bazar Kemeralti que é o centro comercial mais vibrante de Izmir há séculos, cobrindo uma enorme área que varia do distrito Mezarlıkbası à Praça Konak.

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos, Bazar Kemeralti, Konak,
Bazar Kemeralti, Konak, Izmir

Quando foi construído pela primeira vez no período otomano, costumava ter um pequeno bazar com abóbadas, por isso é chamado de Kemeraltı em turco. Começou a se expandir para uma grande área em toda a praça Konak, com uma grande variedade de lojas.Você vai encontrar vários itens de decoração para a casa, os belíssimos acessórios de prata, lenços, roupas, muitos artefatos de antiguidade e tudo mais que você pensar.

Fonte: Tour Market Turkey

4.1.3 Encante-se com um passeio de barco até Alsancak

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos, Bazar Kemeralti, Konak, Kültürpark , Alsancak,
Alsancak, parte central de Izmir. Próximo ao parque e centro de eventos Kültürpark

Alsancak é considerado uma área central de Izmir, com muitos restaurantes, bares, cafés, discotecas e outros locais de entretenimento, localizados nos edifícios de um ou dois andares mais antigos e tradicionais.

O Museu Atatürk, cujo prédio é um sobrevivente da transformação de residências costeiras de casas geminadas em prédios, também oferece aos visitantes a chance de ter uma ideia de como era a vida dos ricos no século XIX em Izmir.

O Kültürpark é um parque urbano localizado em Alsancak. Fundado em 1936 em uma área de 360.000 m2 que foi arruinada pelo grande incêndio de Esmirna, Izmir em português. Além das atividades de exercícios, o parque conta com um centro de eventos para concertos e apresentações culturais.

4.1.4 Aprecie a histórica praça do relógio no Konak

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos, Bazar Kemeralti, Konak, Kültürpark , Alsancak, relógio, praça do relógio
Praça do relógio, Konak, Izmir, Turquia

A torre do relógio foi projetada pelo arquiteto francês levante Raymond Charles Père e construída em 1901 para comemorar o 25º aniversário da ascensão de Abdülhamid II ao trono (reinou em 1876–1909). O relógio em si foi um presente do imperador alemão Wilhelm II (reinou em 1888–1918).

Está decorado em estilo elaborado de arquitetura otomana. A torre, que possui estrutura de ferro e chumbo, tem 25 metros de altura e quatro fontes (şadırvan) que são colocadas em torno da base em um padrão circular. As colunas são inspiradas em temas mouros.

4.1.5 Passear pelo shopping aberto Mavibache em Mavisehir

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos, Bazar Kemeralti, Konak, Kültürpark , Alsancak, relógio, praça do relógio, Mavibache,
Shopping Mavibache, aberto e arejado. Muitos restaurantes disponíveis, cozinha turca e internacional.

Construído em 2015 , este shopping aberto é uma visita interessante para almoçar ou jantar caso você esteja na área de Mavisehir. Não é uma visita tão importante considerando o aspecto cultural e histórico que a cidade oferece, que é bem maior do que apenas shoppings. Se estiver próximo, há inúmeras opções de restaurantes e lojas.

4.1.6 Caminhar ou andar de bicileta pela orla de Izmir, principalmente entre as áreas de Bostanli e Mavisehir, ou Konak

Izmir, Esmirna, Turquia, ruas, Bostanli, Mavisehir, Alsancak, Konak, ruas turcas, como são os turcos,  Mavibache, bazar, Bostanli, orla, promenade
A calma da orla de Bostanli, Izmir

Essa caminhada é pra relaxar e apreciar o outro lado da cidade, não importa onde você esteja. Izmir é construída em “meia lua” seguindo a baía, então dos dois lados a vista é incrível. Eu considero a região de Bostanli e Mavisehir mais calma e residencial para fazer estes passeios pois acaba saindo um pouco do ambiente turístico de Alsancak.

4.1.7 Não deixe de visitar a maravilhosa cidade de Ephesus, Éfeso em português

Izmir, turquia, turco, Esmirna, apóstolo João, Éfesos, Ephesus, história, Maria, grega, cidade, o que fazer, o que visitar,
Éfeso, um dos lugares mais interessantes que já visitei!

A cidade de Éfeso era uma das maiores e mais importantes cidades do antigo mundo mediterrâneo, situada há uma hora e meia de carro de Izmir. Foi um dos mais velhos assentamentos gregos no Mar Egeu, e mais tarde a sede provincial do governo romano na Ásia. (Nesta época a definição de Ásia era outra).

Situada no final da Estrada Real, a principal via do Oriente Romano, a cidade era um terminal ocidental do comércio leste-oeste, com um dos portos mais importantes do Mediterrâneo para exportar produtos para a Grécia, Itália e o resto do oeste romano .

A própria cidade desenvolveu-se em torno de um antigo santuário da deusa da terra Artemis (Diana romana) e, mais tarde, desde o início da era cristã, tornou-se uma cidade importante na expansão do cristianismo, da qual o apóstolo de Jesus, Paulo, teve muitas de suas missões.

Pouco se sabe sobre as origens da cidade. Os assentamentos gregos pontilhavam a costa da Ásia Menor desde a Idade do Bronze (no segundo milênio aC) e aumentaram durante a era da colonização grega (ca. 700 aC). Entre eles estavam assentados assentamentos de não gregos, como anatólios nativos e comerciantes fenícios.

Governado por uma sucessão de conquistadores, incluindo persas e gregos, sob a República Romana, Éfesos possuía o status técnico de uma cidade “livre”, embora estivesse sujeita ao controle romano. No entanto, foi permitido fazer seu próprio dinheiro e operar seu próprio conselho da cidade.

Fonte: Unesco

Izmir, turquia, turco, Esmirna, apóstolo João, Éfesos, Ephesus, história, Maria, grega, cidade, o que fazer, o que visitar, anfiteatro,
Anfiteatro de Éfesos

Na era imperial, Éfesos tornou-se a sede do governo romano, enquanto as reformas de César Augusto melhoraram a economia da cidade e iniciaram um tempo de paz e prosperidade que duraria até o século III dC. Muitas das grandes ruínas de Éfeso hoje foram concluídas durante o reinado de César Augusto (r. 27 aC – 14 dC) e seu sucessor, Tibério (r.14-37 dC).

Isso inclui, por exemplo, a prefeitura (o Prytaneion), um estádio do hipódromo e novas linhas de aqueduto.

Fonte: Unesco

4.1.8 Emocione-se na Casa da Virgem Maria, mãe de Jesus

Izmir, turquia, turco, Esmirna, apóstolo João, Éfesos, Ephesus, história, Maria, grega, cidade, o que fazer, o que visitar, anfiteatro, A Casa da Virgem Maria
A Casa da Virgem Maria vista por fora em Izmir, Turquia

Perto de Éfesos há um lugar sagrado. A Casa da Virgem Maria (ou Meryem Ana Evi em turco) é segundo as crenças de muitas pessoas e historiadores, onde Maria, mãe de Jesus, passou os últimos anos de sua vida. Ela deveria chegar a Éfeso junto com o apóstolo João e morar lá até os últimos anos da sua vida até sua Assunção (de acordo com a doutrina católica) ou Dormição (de acordo com a crença ortodoxa).

No século 19, uma freira alemã, Catherine Emmerich, teve visões de Maria em Éfeso, embora nunca estivesse nessa área antes. Com base em sua descrição, os padres de Izmir descobriram as fundações da antiga fazenda em uma encosta arborizada de Bülbüldağı (o Monte dos Nightingales), também conhecida como Koressos, perto de Éfeso. A casa foi datada do século VI dC, mas alguns de seus fragmentos vieram de épocas anteriores, talvez até do primeiro século EC.

Embora o local nunca tenha sido oficialmente reconhecido pela Igreja Católica como o lar de Maria, muitos gestos feitos pelos papas autenticaram sua história aos olhos dos fiéis. Primeiro, o Papa Leão XIII abençoou a Casa da Virgem Maria durante sua peregrinação em 1896. Segundo, o Papa Pio XII deu à Casa da Virgem Maria o status de Santo Lugar em 1951. Esse privilégio foi posteriormente confirmado pelo Papa João XXIII. Finalmente, o Papa Paulo VI fez uma visita em 1967.

A Casa da Virgem Maria, pedidos, oração, Izmir, Esmirna, Turquia, local sagrado, história, apóstolo João, Jesus,
O lugar onde as pessoas fazem os seus pedidos na Casa da Virgem Maria, em Izmir, Turquia

Desde então, o lugar se tornou um local de peregrinação. Na história mais recente, a Casa da Virgem Maria também foi visitada pelo Papa João Paulo II, em 1979. Em 2006 pelo Papa Bento XVI. Não há evidência histórica decisiva para apoiar a teoria de que Maria passou os últimos anos de sua vida em Éfeso. No entanto, algumas indicações testemunham a favor da teoria.

O primeiro é a presença documentada do apóstolo João em Éfeso. Jesus o encarregou de cuidar de sua mãe antes de morrer na cruz. Em Selçuk, podemos até ver o túmulo do apóstolo João e sua basílica.

A segunda premissa é a existência em Éfeso da Igreja de Santa Maria. Foi o primeiro templo dedicado a Maria, a mãe de Jesus. Há argumentos adicionais trazidos durante o debate sobre a autenticidade da Casa da Virgem Maria, onde foi convocado em 431 para resolver a disputa relativa à determinação da unificação da natureza humana e divina em Jesus Cristo e ao título de Maria como Mãe de Deus. Além disso, os habitantes gregos da vila vizinha tinham o costume de peregrinar em um lugar chamado Panaya Kapulu para comemorar o dia da Dormição da Virgem Maria.

Fonte: Turkish Archaeo News

4.1.9 Visite a Agora, as ruínas da antiga cidade de Izmir

A Casa da Virgem Maria, pedidos, oração, Izmir, Esmirna, Turquia, local sagrado, história, apóstolo João, Jesus,Agora, antiga cidade
Agora, a cidade antiga em Izmir na Turquia

Agora é localizada no coração da cidade de Izmir e compreende um dos restos de ruínas mais bem preservados da cidade antiga de Smyrna (antigo nome de Izmir). É um museu ao ar livre que continua a surpreender com seus arcos de pedra, cisternas e basílicas que datam do final do século IV aC.

Agora Museu ao Ar Livre, Namazgah Mah, Tarık Sarı Sk. Konak / Esmirna,

4.1.10 Conheça Pergamon

A Casa da Virgem Maria, pedidos, oração, Izmir, Esmirna, Turquia, local sagrado, história, apóstolo João, Jesus,Agora, antiga cidade
Pérgamo, uma cidade antiga muito interessante

Pérgamo em português, esta poderosa cidade grega antiga possui algumas das ruínas mais bem preservadas da época, especialmente o famoso Altar de Pérgamo. Antiga capital da dinastia Attalid (século III aC), é um Patrimônio Mundial da UNESCO devido às ruínas excepcionais do teatro, ginásio e muralhas da cidade, bem como o impressionante Santuário Kybele. Depois que a cidade ficou sob o domínio do Império Romano em 133 AEC, a cidade se tornou a capital da província romana da Ásia, uma metrópole florescente com uma das maiores bibliotecas e um centro de cura muito importante para a população com uma fonte sagrada.

ps: Havia uma outra distribuição geográfica na época, por isso mencionam Ásia maior e Ásia menor em alguns textos.


4.1.9 Com um tempinho a mais? Estenda a sua viagem até Pamukalle e Kusadasi.

A Casa da Virgem Maria, pedidos, oração, Izmir, Esmirna, Turquia, local sagrado, história, apóstolo João, Jesus,Agora, antiga cidade, Pamukalle, ciddae de algodão, calcário, visitar Pamukalle
Pamukalle é um lugar único. Mergulhar nas águas termais de Hierápolis a alguns metros dessa foto vale a pena.

Pamukkale (Castelo de Algodão) ou antiga Hierápolis (Cidade Santa), atrai milhares de turistas todos os anos. Muito do interesse pela história e pelas suas fontes termais desde os tempos antigos.

O nome turco refere-se à superfície de calcário cintilante, branco como a neve, moldado por milênios por fontes ricas em cálcio. Pingando lentamente pela vasta montanha, as águas ricas em minerais se acumulam nos terraços, derramando sobre cascatas de estalactites em piscinas leitosas.

Diz a lenda que as formações são algodão solidificado (a principal colheita da área) que os gigantes deixaram para secar. Até meados do século XX, hotéis foram construídos sobre as ruínas de Hierápolis, causando danos consideráveis. Uma estrada de aproximação foi construída a partir do vale, sobre os terraços e motos foram autorizados a subir e descer as encostas. Quando a área foi declarada Patrimônio da Humanidade, os hotéis foram demolidos, a estrada removida e substituída por piscinas artificiais.

Izmir, Kusadasi, Esmirna, Turkey, Turquia, praia
Kusadasi, o Caribe da Turquia

Kuşadası é uma cidade turística na costa do mar Egeu da Turquia e o centro do distrito costeiro de mesmo nome na província de Aydın. Localizada a 95 km ao sul de Izmir, a principal indústria do município é o turismo. Há inúmeras praias e muitos resorts ao redor que fazem a festa dos turistas, principalmente europeus querendo fugir do frio do inverno e outono.

5. Como usar o transporte?

Um bom transporte público fará toda a diferença na sua estadia e impressão de uma cidade. Eu não tenho o hábito de utilizar táxis por aqui, e quando preciso andar pela minha área uso o trem azul.

Izmir, Konak, Alsancak, trem, tram, azul, Esmirna, orla, caminhar, exercícios, Konak
A orla é extensa e ótima para correr e fazer exercícios

Para ir ao aeroporto, ou outras áreas, tem também a opção do metrô. Para Alsancak, Konak é possível ir de barco da estação Bostanli ou Karsiyaka .

Barco, transporte, Izmir, Turquia, Esmirna, vista,
Barco de transporte Izmir, Turquia

Você compra este cartão nas estações de metrô e carrega o quanto de dinheiro precisar. A passagem dos trens azuis que passam em pequenas áreas custa 3 liras turcas e o mesmo aplica para o barco. Já o metrô depende da distância, você passa seu cartão na hora que entra e na hora que sai em umas máquinas laranjas. Assim calcula a sua distância e você é cobrado só o valor necessário. Se esquecer, será cobrado o valor máximo.

Cartão metro izmir, cartão, metro, transporte, trem , azul, onde comprar, como usar o transporte, Izmir card,
Cartão de transporte público para metrô e barco

Informação extra para quem precisa trabalhar ou estudar enquanto estiver na cidade.

6. Cafeterias com boa internet para trabalhar e estudar

Por Izmir ser uma cidade moderninha há vários cafés que oferecem uma internet decente que você consegue trabalhar e estudar. Quando viajo tento não consumir nada das grandes franquias para conhecer os negócios locais e até outras franquias.

Isso significa que evito, por exemplo, Starbucks sempre quando possível. Adoro as cafeterias locais, mas muitas delas aqui não oferecem uma internet boa ou não há tomadas para carregarmos os computadores e celulares. Então, o jeito é se virar com outras opções como este lugar chamado Café Caribou, que é muito fofo.

cafeterias, coffeeshop Izmir, Izmir, Turquia, Esmirna, café
Cafeteria Caribou, Izmir, Turquia

Café Sade também é uma ótima opção, além de ter um menu muito atrativo e diferenciado. É provavelmente em termos de pratos, o melhor para almoçar e usar a internet.

Café Sade, cafeteria, café, Turquia, esmirna, Izmir,
Café Sade, um local muito agradável com um menu ótimo e feito com carinho

Trabalhar também nos bancos do Shopping Mavibache pode ser viável se estiver próximo e quando precisar carregar os equipamentos vá a algum restaurante.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Turquia, em especial sobre a cidade de Izmir e arredores? Que tal aproveitar a viagem e passar 3 dias na mística e misteriosa Istambul? Clique para ler o guia completo e resumido para aproveitar o máximo dessa experiencia! Você não pode deixar de visitar a antiga Constantinopla!

É muita história e tradição por essas terras, não é mesmo? Qualquer dúvida ou sugestão será um prazer receber a sua mensagem! Obrigada

Thais Guimarães










Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *