Bangkok é a capital e a cidade mais populosa da Tailândia, com mais de oito milhões de habitantes. É um dos meus lugares favoritos na Ásia apesar do calor, humidade e ar poluído (risos). Bangkok pode ser chique e impressionante e ao mesmo tempo simples e aconchegante, com um povo adorável e encantador que são donos de uma cultura rica que fascina os visitantes.

Eu me sinto em casa nesta cidade onde o tradicional e o moderno se encontram, muitas nacionalidades convivem juntas, além de ser uma ótima base para explorar vários outros países da Ásia. Acredito que você vai se encantar também!

Vamos lá?

Bangkok, Tailândia

1.Como chegar em Bangkok?

Existem várias maneiras de sair e chegar na capital tailandesa, mas voar diretamente é a mais comum. Ao viajar para Bangkok, tenha atenção e anote qual aeroporto você vai chegar ou sair pois são 2 existentes na cidade. Não cometa o erro de muitas pessoas que se confundem porque a distância entre os aeroportos é grande para uma possível troca.

Aeroporto Suvarnabhumi

Este é o maior entre os aeroportos e utilizado pelas principais empresas aéreas internacionais. Localizado na parte sudeste da cidade, o acesso se dá pelo conveniente serviço de trem (Airport Rail Link) que vai te conectar ao centro de Bangkok. Como todos aeroportos, você também terá a opção de ônibus e táxis. 

Como ir do aeroporto de Suvarnabhumi para o centro de Bangkok?

Airport Rail Link ( o trem que te leva até Centro) > Siga as placas indicativas, como você pode ver abaixo. Há o desenho de um trem para ajudá-lo a reconhecer onde precisa ir ou siga a instrução escrita “Public Transportation”, ou seja, transporte público.

aeroporto Suvarnabhumi, Bangkok, placa de sinalização, sign, Airport Rail Link, transport, transporte até o centro, Thailand Tailândia
Placa de sinalização do trem no aeroporto Suvarnabhumi em Bangkok.

No Airport Rail Link você pode se conectar ao metrô (MRT) na estação Makasan ou com o BTS Skytrain (trem suspenso) na estação Phaya Thai e facilmente chegar a Siam, Silom, Sathon ou ao longo da famosa rua Sukhumvit. O preço é de 45 THB, e funciona das 6h às 12:00h da noite diariamente (2019). Abaixo, veja uma foto do atendimento onde compra o bilhete.

Ticket office, Suvarnabhumi, Airport Rail Link, train, city center, airport, Bangkok, Thaiand, Tailândia.
Compra de bilhetes para utilizar o trem Airport Rail Link. Ótima opção de ir do aeroporto Suvarnabhumi até o centro e vice versa. Conecta também com o serviço do BTS e metro. Muito conveniente!

Táxi – Há taxis por toda a parte, mas o aeroporto organiza um sistema para os motoristas. Desça até o primeiro andar e saia pela porta giratória no número 4 ou 7. Você verá uma máquina e possivelmente algumas pessoas ao redor.

Nesta máquina, pressione o botão e pegue o papel impresso. Agora procure a placa do carro que está estacionado logo a frente pois o taxista já estará te esperando. Confira a foto abaixo.

Máquina para solicitar a placa do carro que será seu taxi.

O preço de um táxi para o centro de Bangkok saindo do aeroporto não é caro se você pedir para o motorista ligar o taxímetro.

Não se assuste, pois há uma sobretaxa de 50 THB ou mais de pedágio nas rodovias da Tailândia, e isso vai variar de acordo com a localização da sua hospedagem. 

Grab Taxi, O Uber de Bangkok

Se você prefere usar um app de taxis para ter uma melhor ideia do valor que vai ser a sua corrida ou por questões de segurança, não há problema. Em Bangkok, eu utilizei com muita frequência o GrabTaxi, equivalente ao Uber no Brasil e EUA.

Desça para a saída principal do aeroporto e fique de olho nas placas com atenção, pois a maioria dos taxistas não falam inglês e não tem como eles entenderem as mensagens que você possivelmente vai enviar.

Atenção> O app não adiciona o valor dos pedágios automaticamente, então quando o motorista parar e pagar algo, este valor será cobrado no fim da corrida. Se preferir, você pode pagar no momento também, muitas das vezes eu faço isso.

Caso esteja com dúvida onde os motoristas de Uber podem parar, pergunte para alguém que trabalhe no aeroporto que não seja vinculado aos serviços de transporte.

Aeroporto Internacional Don Mueang

Pensando em aliviar parte do congestionamento do Aeroporto de Suvarnabhumi, Bangkok reabriu o antigo principal aeroporto internacional, conhecido como Don Mueang que está localizado na parte norte da cidade.

Este aeroporto abriga muitas das empresas aéreas de baixo custo, como Air Asia e Tiger Air, e atende principalmente a destinos no sudeste asiático e Ásia no geral.

Aeroporto Don Mueang, Bangkok, Tailândia

Como ir do aeroporto Don Mueang para o centro de Bangkoc:

Infelizmente aqui não há um trem que conecta ao centro.

Táxi – A maneira mais fácil de ir do aeroporto Don Mueang para o centro de Bangkok é de táxi.  Desça até o térreo e há um ponto de táxi oficial, geralmente com uma longa fila de espera.

Você será direcionado para o próximo motorista e a viagem até o centro de Bangkok deve custar entre 300 e 450 THB (2019). Aqui, você também terá que pagar uma sobretaxa de 50 THB no aeroporto, além de ser responsável por qualquer pedágio.

Uma alternativa para ficar mais barato a sua viagem caso o seu destino final esteja do outro lado da cidade, seria pedir o taxista para te deixar na estação Mo Chit BTS Skytrain (trem suspenso) ou Chatuchak Park MRT (metrô).

A partir dessas estações de transporte público você consegue chegar no lugar que precisa. Não é a alternativa mais confortável, mas se estiver sozinho provavelmente vai economizar algo. Se estiver com mais pessoas, o táxi até o destino é a melhor opção.

Ônibus – o ônibus nº A1 vai do aeroporto para a estação Mo Chit BTS Skytrain e de lá você pode pegar o BTS para Siam, Silom, Sathon ou Sukhumvit.

Vá para o térreo e pegue o ônibus do lado de fora, o preço é de 35 THB por pessoa. Fique atento que essa alternativa é a menos confortável pois este tipo de transporte público está sempre lotado.

Ônibus do aeroporto Don Mueang a estação de trem suspenso Bts que leva para vários lugares de Bangkok

2. Brasileiros precisam de visto para a Tailândia?

Até o momento que escrevo este texto, outubro de 2019, brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia. Como está escrito no site da Embaixada Brasileira em Bangkok, você pode ficar no máximo 90 dias e precisa ter em mãos o lugar que vai se hospedar, o voo de saída de Bangkok para seu país de origem ou outro país juntamente com a comprovação da vacina de febre-amarela (abaixo falo sobre o assunto).

Sempre levo também comprovação financeira: como uma cópia da conta bancária, cartão de crédito e dinheiro em espécie, caso eles queiram ver. Está escrito no site que é necessário ter no mínimo 20.000 TBH em mãos. Na primeira e segunda vez que entrei em Bangkok, eu levei este dinheiro na bolsa mas não me pediram para mostrá-lo.

Confira as exigências no site da Embaixada Brasileira em Bangkok. http://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/

Está escrito no momento, outubro de 2019:

“Não é necessário visto para os brasileiros que desejam ingressar na Tailândia para turismo ou negócios, com permanência no país limitada a 90 dias.  O passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade.”

No entanto, não deixe de pesquisar sempre antes de comprar as suas passagens, os requisitos de entrada e saída de qualquer país.. http://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/

3. A Tailândia exige alguma vacina obrigatória para a entrada no país?

Atenção: brasileiros precisam de vacina contra a febre-amarela!

Antes de passar na imigração é necessário preencher um formulário para entregar no Posto de Saúde do aeroporto, juntamente com o seu cartão de vacina internacional comprovando que você realmente se vacinou contra a febre-amarela. 

Formulário que é necessário preencher quando chegar na Tailândia. Você encontra estes papeis em frente ao “Health Control”, ou seja, “Controle de Saúde”.

Procure pelas placas de sinalização de “Health Control”, como você pode ver na foto abaixo. Isso se aplica para todos os brasileiros, mesmo aqueles que residem fora do Brasil há muito tempo.

Veja mais informações no site da Embaixada Brasileira em Bangkok.
http://bangkok.itamaraty.gov.br/pt-br/tailandia_informacoes_uteis.xml

Foto da placa de Controle de saúde dentro dos aeroportos. Retirada do blog> cumbicão.

3.1 Onde obter o cartão internacional de vacinas no Brasil?

O nosso cartão de vacinas em português não é válido, por isso a necessidade de ter um cartão internacional. Confira qual é o processo para adquirir o seu e mais informações no site da Anvisa. Não se esqueça de checar passo 1, 2 e 3.

http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

4. Hotel, airbnb ou albergue em Bangkok para viagens longas e curtas?

Bangkok é a cidade com maior disponibilidade de acomodações para alugar que eu já visitei, seja diretamente nos edifícios, airbnbs ou hotéis. Acredito que é importante compartilharmos informações, pois na sua primeira visita não saberá ao certo onde ficar visto que a cidade é bem grande.

Temos que levar em consideração também o estilo de vida de cada pessoa e o que cada indivíduo gosta de fazer e considera importante. Sendo assim, conversei com amigos para ter mais opiniões e não somente a nossa, já que adoramos nos hospedar em Onnut. Somos apaixonamos por esta área muito conveniente, internacional e tailandesa ao mesmo tempo.

4.1 Primeiro vamos falar sobre um tipo de acomodação muito conveniente, os apartamentos mobiliados do airbnb!

Há tantos lugares convenientes pra se hospedar que fica até difícil restringir suas escolhas. Eu e o Marc usamos sempre o serviço do airbnb que é um site de reserva de apartamentos mobiliados e prontos para serem alugados sem burocracia. É claro que você deve manter o local do mesmo jeito que recebeu e respeitar as regras.

Exemplo de edifícios onde você encontra apartamento para alugar já mobiliados em Bangkok.

É uma opção bem mais barata que hotéis e ao mesmo tempo com muito mais privacidade e conforto do que um albergue. Bangkok têm uma alta oferta de apartamentos para alugar, então não se preocupe pois há sempre vários disponíveis.

Se ainda não conhece o site do airbnb, registre-se aqui gratuitamente e ganhe R$115,00 de desconto ao reservar a sua primeira acomodação! Olha que bom!

Nosso estilo de vida só é possível por causa desta plataforma, já que depender de hotéis para morar por 2 a 3 meses não é conveniente por não ter uma cozinha, além de ser uma opção bem mais cara .

E depender de albergues não seria confortável pela questão do barulho das possíveis festas, pessoas chegando e saindo o tempo todo e ter uma cozinha compartilhada.

Se você vai viajar por 3 a 4 dias ou mais terá as 3 opções: o airbnb, hotéis ou albergues. Tudo dependerá do seu orçamento e do que você espera de uma viagem, mas na Tailândia em especial, alugar um airbnb pode ser o mesmo preço que ficar em um albergue.

4.2 “Thais, vou viajar e gostaria de alugar meu apartamento (ou casa) também para ter uma grana extra?”

Ótima ideia! Caso você queira se tornar um anfitrião e alugar um quarto na sua casa enquanto você está presente ou seu apartamento completo enquanto viaja, cadastre-se aqui com este link para começar a hospedar pessoas. É gratuito, você adiciona as fotos, a descrição do que você tem no imóvel, as regras do condomínio e as suas regras pessoais.

Como nós só utilizamos este site para reserva de acomodações em todas as cidades, quem sabe não vamos parar na sua casa? Imagina ter uma grana extra e ficar mais tempo viajando! Pode ser uma opção conveniente, pense na economia e nas viagens!

Este é o link para se cadastrar gratuitamente se você tiver uma opção de acomodação para oferecer, e se tornar um anfitrião do airbnb.

5. Qual é a melhor localização para você se hospedar em Bangkok?

Airbnb apartamento em Bangkok, Tailândia

A localização depende do seu orçamento e estilo de vida. Eu e o Marc gostamos de ficar em áreas um pouco afastadas do centro das cidades, mas ao mesmo tempo ainda bem próximo e não mais que 20 a 30 minutos de distância. Assim, há uma grande chance de evitarmos muita bagunça e barulho. Tentamos sempre achar um meio termo e algo que se encaixe no nosso orçamento.

Nós não viajamos como mochileiros, mas vejo que muitos brasileiros fazem o trajeto do sudeste Asiático por 1 mês ou mais, e exploram uma grande quantidade de países em curto espaço de tempo.É uma experiência diferente, mas nunca fizemos antes.

Sendo assim, confira as opções de áreas interessantes para se hospedar em Bangkok. (Amigos nos ajudaram neste guia pois não ficamos hospedados na área I e II).

Area 1

1. Khao San Road / Banglamphu – Este é o principal distrito de mochileiros de Bangkok, mas ao mesmo tempo é o centro histórico da cidade. Aqui estão localizadas muitas das famosas atrações (como o Grande Palácio). Você encontrará albergues econômicos, pousadas históricas e hotéis nessa área.

Rua Khao San, Bangkok, Tailândia

Albergue, HostelFull House Khaosan, preço baixo

 – Este local é muito próximo da Khao San Road, mas está escondido em um beco local e permanece calmo e amigável. Alguns amigos se hospedaram aqui e gostaram. 

Clique neste link se quiser dar uma olhada neste albergue.

Hotel bom e baratoBaan Chart Hotel (médio preço) –

É uma escolha decente para um hotel de preço médio ao longo de Rambuttri, paralelo à Khao San Road. É muito bonito o interior e alguns amigos recomendaram.

Clique neste link se quiser dar uma olhada neste hotel.

Hotel 4 estrelas

Area 2

2. Chao Phraya Riverside / Bangrak – O Chao Phraya Riverside é uma área cênica por causa do rio que passa em várias áreas da cidade, com boas opções de transporte e uma mistura de hotéis de luxo e opções de médio preço. Uma boa área para famílias por causa das opções de transporte e mistura de tudo um pouco.

Chao Phraya Riverside, Bangkok, Tailândia

Albergue, Hostel – Glur Bangkok Hostel (barato)

Este é um albergue novo, limpo e moderno, perto de uma estação da BTS. Amigos recomendaram.

Hotel excelente 5 estrelas Shangri-La (luxo) – 

Ótimo para os visitantes interessados em mais conforto. Uma localização privilegiada e bela, a rede de hotéis Shangri-La nunca deixa a desejar. É um hotel maravilhoso em Bangkok. Este amigos também recomendaram.

Hotel excelente 5 estrelasChatrium Riverside (luxo)

– Ótimo para os visitantes interessados em mais conforto. É moderno e uma ótima relação custo / benefício, um ótimo lugar para ficar em família.

Area 3

3. Silom / Sathon – Localizados um ao lado do outro, são os distritos financeiros de Bangkoc e áreas modernas da cidade. É uma excelente base para explorar a cidade com excelente opções de restaurantes e transporte. Amigos recomendaram.

Silom, Sathon em Bangkok, Tailândia

Hotel muito bom 3 estrelas Marvin Suites (preço médio)

É um ótimo lugar de preço mediano para ficar em Sathon. Os quartos são muito espaçosos e é o tipo de hotel em que você se sentirá confortável por um dia ou até uma semana ou duas. Verificar se a construção do lado já terminou.

Hotel excelente 3 estrelas Glow Trinity Silom (preço médio)

Este é um tipo de hotel moderno, com uma boa localização e serviço, além de uma piscina incrível no coração de Silom.


Área 4

4. Siam / Pratunam – Estas áreas estão inseridas no centro de um dos distritos comerciais mais intensos de Bangkok, com shoppings modernos a lojas de rua. Fique nessa região de Siam ou Pratunam se fazer compras for parte do seu interesse na cidade.

Siam, Pratunam, Bangkok, Tailândia

Pousada estilo boutiqueLub d Siam Square (preço médio) –

Lub d é uma pousada moderna, localizada do outro lado da rua do shopping MBK.

Hotel 5 estrelas excelente – Amari Watergate (luxo) – saia do Amari Watergate e você estará no meio da área comercial de Pratunam. Hotel moderno, com ótimo serviço e localização fantástica.


Área 5

5. Sukhumvit – A Sukhumvit Road é uma das principais avenidas que atravessam o coração de Bangkok. É o lar de muitos expatriados, empresas e restaurantes internacionais, mas permanece tailandesa ao mesmo tempo. Nós gostamos muito dessa rua no geral, ficamos hospedados na altura do número 54. A linha de trem suspenso BTS é muito conveniente e te leva para onde você quiser de maneira eficiente e rápida.

Rua Sukhumvit, Bangkok, Tailândia

Hotel 3 estrelasSt. James Hotel (preço médio) – Este hotel é um pouco antigo, mas bem conservado. Muito confortável e espaçoso. 

Hotel 5 estrelas excelente – Pullman Bangkok Grande Sukhumvit (luxo) – Localizado próximo ao cruzamento de Asoke, este é um ótimo hotel de luxo para se hospedar em qualquer situação e também negócios.

6. Onde eu recomendo se hospedar de acordo com a minha experiência?

Particularmente, eu recomendaria a sua estadia próximo a Bts Onnut (caso decida pelo airbnb), Thonglor, Phrom Phong, Ekkamai para se hospedar em hotéis ou airbnbs. Essas são ótimas áreas, você está perto de tudo e ao mesmo tempo com toda a conveniência necessária.

Também recomendo as áreas do trem suspenso Bts Asok, Phloen Chit, Chit Lom para se hospedar em hotéis, já que são centrais e muito convenientes, além de ser uma parte moderna com muitas opções de restaurantes e shoppings.

As zonas próximas ao rio que tenham uma estação BTS ou uma estação metro também são interessantes, uma experiência diferente.

6.1 Você é nômade digital ou quer ficar em Bangkok por mais tempo? Eu recomendo se hospedar em Onnut.

Nesta área podemos achar um Big C (parecido com o Carrefour no Brasil), Tesco e várias opções de feirinhas tailandesas para comprar vegetais e frutas. Se precisar de produtos internacionais, você encontra de maneira fácil nos empórios e mercados gourmets em 2 shoppings na estação de Bts Phrom Phong .

Onnut condomínios, Bangkok, Tailândia

Nós ficamos hospedados aqui e aprovamos com certeza. Escolha um apartamento próximo a BTS (trem suspenso), já que é muito quente e úmido para ficar andando toda vez que precisar sair muitos minutos no sol.

Muitos apartamentos alugados pelo airbnb oferecem serviços gratuitos de transporte até a estação de trem mais próxima.

7. Como é a comida em Bangkok?

Bangkok é uma das cidades com a maior variedade de comida de rua do mundo e, assim que você chegar e começar a explorar a cidade, descobrirá que há uma abundância de pratos deliciosos e outros nem tanto. (risos)

Pad Thai com um macarrão específico, frango e tofu, servido com amendoim e pimenta em um molho delicioso

Bangkok também é uma cidade onde há inúmeros restaurantes de todos os níveis (nunca vi tantos assim por metro quadrado), que servem comida típica tailandesa de várias regiões, mas também uma ampla variedade da culinária internacional que salva a pátria em alguns dias.


Neste texto, vou falar mais sobre a comida tailandesa. Em outro post eu posso falar mais sobre os restaurantes de culinária internacional que visitei.

7.1 Comida de rua tailandesa

Comida de rua tailandesa é uma das maiores alegrias de estar em Bangkok (ou não quando tenho piriri). Digo isso mais com o intuito de ver o pessoal cozinhando com todo carinho nas esquinas pois ,infelizmente, nem sempre significa realmente almoçar ou jantar já que meu estômago é sensível e a Vigilância Sanitária na Tailândia não me parece estar muito presente.

Você pode comprar desde um lanche enquanto estiver andando na calçada, até um banquete completo nas ruas de Bangkok, vinte e quatro horas por dia. Porém, é necessário ter cuidado e não comer se você não sentir confiança, se a comida está a muito tempo pronta, se há insetos próximo. Essa coisinhas…Meu amigo isso aí é diarréia na certa!!! E pode ficar ainda mais sério porque o clima é quente e úmido, a chance de desidratar é grande depois de um piriri. Beba bastanteeee água!

Uma comida muito saborosa feita em um restaurante pequenino ao lado da minha casa em Bangkok na Tailândia

Tigelas de macarrão quente, pratos com arroz e molhos apimentados tailandeses, carnes e salada de mamão verde são apenas alguns exemplos de alimentos que você encontrará. Acredito eu que não adianta eu recomendar aqui alguma dessas comidas de rua que eu geralmente não tenho problema, porque Bangkok é muito grande e esses lugares ficam difíceis de achar se você não morar próximo.

Caso você decida se hospedar em Onnnut entre em contato comigo que vou lhe enviar os lugares que geralmente vou.

7. 2 Meus pratos tailandeses favoritos

Tom yum goong – É uma sopa tailandesa de camarão, um dos pratos mais essenciais da culinária tailandesa. Há inúmeras variedades, mas o capim-limão, as folhas de lima kaffir, a galanga (gengibre tailandês), o pimentas e, neste caso, o camarão, são obrigatórias.

Pla pao – Um peixe inteiro é recheado com capim-limão e folhas de lima kaffir, enrolado em uma crosta de sal, grelhado em carvão e servido com molho de alho e pimenta.

Som tam – Som tam refere-se a qualquer variedade de salada de papaia verde que é um prato essencial na cozinha de Isaan (nordeste da Tailândia e Laos).

Pad ka prao – Um dos pratos de comida tailandesa de rua mais populares e amplamente disponíveis. Carne frita com muito alho, pimenta e o mais importante, o manjericão.

Kuay teow reua – Também conhecido como macarrão de barcos, este prato é uma sopa tailandesa de macarrão à base de carne de porco.

Kuay teow neau – Este é um macarrão refogado com carne em caldo e arroz.

Boo pad pongari – Pongari é um tipo de curry amarelo tailandês espessado com ovos. Geralmente é feito com caranguejo, mas você também pode pedir com lula ou até frango. Geralmente faço meu pedido com frango.

Goong pad sataw – Feito com um tipo de feijão tailandes, que se parece com ervilhas, adicionando camarão ou outra proteína e pasta de pimenta. Você encontrará este prato em muitas barracas de arroz e molho curry.

Hor mok – Pedaços de peixe são misturados com molho de curry e ervas e cozidos no vapor. Disponível e restaurantes de arroz e curry.

Nam prik kapi – Nam prik refere-se a qualquer tipo de molho de pimenta tailandês, e esta versão é principalmente aromatizada com pasta de camarão. Geralmente é consumido com legumes e arroz.

8. Como usar o transporte público no dia a dia?

BTS ( trem suspenso)- Compre um rabbit card em qualquer estação no balcão de atendimento. Para adultos o cartão é alaranjado e custa 200 Baht, incluindo 100 Baht de custo do cartão e 100 Baht para usar nas viagens. O preço é calculado por distancia, você usa o cartão para entrar e sair da estação de trem. Você pode devolve-lo na hora de ir embora e retirar seu crédito que sobrou.

Cartão do trem suspenso BTS em Bangkok. Foto retirada do website da própria empresa de transporte.

MRT METRO, O cartão para o metro é diferente. Você precisa ter os 2 cartões para andar pela cidade sem se preocupar. Coloque um pouco de crédito nos dois e está pronto. Pode devolve-lo na hora de ir embora e retirar seu crédito que sobrou no cartão.

Gostou? É um texto longo porém as informações são necessárias para facilitar a sua vida e você ter uma ótima experiência na cidade . Bangkok é um pouco caótica quando misturamos as pessoas, o clima, os carros, os insetos. Sim, as baratas lá fazem a festa! (risos, ao menos não são aranhas). Os ratos gigantes e gordinhos, mas não se assuste, isso será na verdade engraçado. Não são todos os lugares que você tem o “prazer” de vê-los. Quanto mais alto o andar do seu prédio é melhor hein, em relação a estes seres vivos “agradáveis”.

Tailândia tem muito mais a oferecer do que apenas a capital Bangkok, confira os 9 lugares mais interessantes do país que você precisa visitar, incluindo templos e muito mais! Está pronto para aprender mais sobre a cultura e história tailandesa? Clique aqui para conferir!

One Reply to “Bangkok, a capital da Tailândia é surpreendente! Confira este guia prático e muito útil de quem morou nesta incrível cidade que não dorme!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *