Belgrado é uma cidade muito interessante, bela e diferente de algumas outras na Europa. Eu tive o prazer de morar em terras Bálcãs, como assim é chamada essa região, por quase três meses. As ruas, cafeterias e os restaurantes estão sempre movimentados e cheios de vida.

Os jovens se reúnem nos parques para jogar basquete ou caminham ao longo do rio Sava. Belgrado também tem uma vida noturna famosa, uma infinita seleção de bares e clubes a beira do rio se você quiser se divertir. Historicamente, a cidade tem sido uma mistura de muitas culturas, dentre elas: romanos, celtas, hunos, otomanos e avaros.

Catedral São Sava, a maior igreja ortodoxa da região dos Bálcãs. Belgrado, Sérvia
Catedral São Sava, a maior igreja ortodoxa da região dos Bálcãs. Belgrado, Sérvia

Entre 1998 e 1999, Kosovo e a Sérvia passaram por um conflito armado que deixou muitas marcas no país. É possível ver sinais dessa destruição nas ruas até hoje e também no rosto de cada cidadão.

Neste guia, você vai aprender sobre um dos lugares mais antigos da Europa, como Istambul e Atenas. Algumas relíquias da região datam de 20.000 a 50.000 anos atrás e atestam a antiga história da cidade. Acredita-se que Belgrado já foi habitada por nômades da Idade do Paleolítico e Idade Média.

1.História de Belgrado

Há restaurantes e bares a beira do rio em Belgrado, Sérvia
Belo passeio em Belgrado, Sérvia

A capital da Sérvia e está localizada diretamente na foz do rio Sava, também no rio Danúbio e sudeste da Europa. O nome dado se refere a “cidade branca” e remonta a uma longa história.

Graças à sua localização estratégica na confluência entre os dois rios e à encruzilhada da Europa Ocidental e Oriental, Belgrado foi palco de 115 guerras e arrasada 44 vezes, inclusive por Átila, o Huno. Em 1521, a capital foi conquistada pelos otomanos e houve um período de guerra entre eles e também o Império Austro-Húngaro, que destruiu alternadamente a cidade e cada um deixou um legado cosmopolita.

Belgrado também foi a capital da Iugoslávia desde a sua fundação como reino em 1918, durante a era socialista após a Segunda Guerra Mundial até a Sérvia conquistar a independência em 2006.


2. Chegada em Belgrado

Belgrado, capital da Sérvia
Belgrado, capital da Sérvia

O aeroporto fica a 20 quilômetros do centro da cidade e dependendo de onde você vai se hospedar há opções de transporte público. O mais prático é o microônibus ou ônibus A1 com direção a Praça Slavija, que por sinal é uma área recomendada para se hospedar como também Vracar.

O ônibus também vai em direção a Novi Beograd (Nova Belgrado), mas na minha opinião, essa é uma parte um pouco sem graça da cidade que você pode visitar mas não passar a maior parte do tempo. Você pode comprar os bilhetes com motorista se tiver dinheiro trocado, custa cerca de 250 RSD.

Um dos edifícios históricos de Belgrado na Sérvia
Um dos edifícios históricos de Belgrado na Sérvia

3. Lugares turísticos e marcos de Belgrado

A capital tem uma riqueza de atrações culturais e um grande número de eventos que atraem visitantes de toda a Europa. A fortaleza de Belgrado, o Kalemegdan, convida você com uma vista deslumbrante de Novi Beograd. Passeie também pela Knez Mihailova ou pela Rua Skadarska, as ruas mais famosas da cidade. Sente-se em uma das cafeterias fofas nem que seja para beber uma água.

Delicie-se em um dos restaurantes com pratos locais, vinhos e música. Se for algo que interessa, explore alguns dos bares, boates e discotecas em que o entretenimento dura até o amanhecer.

Aproveite a beira do rio para fazer caminhadas e passeios de bicicleta. No verão e primavera principalmente é belíssimo e muito agradável! Deixe um tempinho para as igrejas, parques, museus e teatros.

Fortaleza Kalemegdan

Fortaleza Kalemegdan, Belgrado, Sérvia
Fortaleza Kalemegdan, Belgrado, Sérvia

A Fortaleza Kalemegdan está localizada na confluência dos rios Sava e Danúbio na cidade antiga. É a atração turística gratuita mais visitada em Belgrado e foi declarada monumento cultural de importância excepcional em 1979. A fortaleza é cercada pelo Parque Kalemegdan, o maior e mais importante de cidade. É o coração de Belgrado e está próxima dos distritos de Stari Grad, Dorcol e Savamala.

Rua Knez Mihailova

Uma passeio agradável na rua Knez Mihailova em Belgrado na Sérvia
Uma passeio agradável na rua Knez Mihailova em Belgrado na Sérvia

A Rua Knez Mihailova faz parte do bairro favorito da maioria das pessoas locais entre a Praça Terazije e a Fortaleza Kalemegdan. É o principal ponto de encontro de jovens e turistas, além de ser facilmente acessível a partir de quase todas as partes da cidade.

Knez Mihailova ganhou o título de uma das zonas pedestres mais bonitas da Europa Oriental como centro de cultura, arquitetura e história. Quando você está aqui, vai entender por que este lugar é tão popular. Sempre cheia de vida, de lojas, cafés e restaurantes, é o melhor lugar para sentir o pulso de Belgrado e admirar os diferentes estilos arquitetônicos.

Rua Knez Mihailova em Belgrado na Sérvia
Rua Knez Mihailova em Belgrado na Sérvia

Rua Skadarlija no bairro boêmio

A rua Skadarlija é muito fofa, parte  boêmia de Belgrado na Sérvia
A rua Skadarlija é muito fofa, parte boêmia de Belgrado na Sérvia

Skadarlija é uma rua de paralelepípedos que tem um charme maravilhoso. É considerada parte do distrito boêmio mais importante de Belgrado por ser um destino popular para artistas, escritores e poetas sérvios e iugoslavos no passado.

Os verdadeiros restaurantes tradicionais se orgulham de suas listas de convidados com celebridades conhecidas em todo o mundo. O bairro boêmio está cheio de bares, cafés e restaurantes, e alguns até com música ao vivo.

Praça da República

Praça da República em Belgrado na Sérvia
Praça da República em Belgrado na Sérvia

A Praça da República na cidade antiga é um lugar com alguns prédios de bela arquitetura. Os habitantes locais também a chamam de kod konja (a cavalo) por causa da estátua de Mihailo Obrenovic, que foi erguida no local em 1882.

Você encontrará outros pontos turísticos importantes, como o Teatro e o Museu Nacional. Este lugar representa o coração da cidade e também um local histórico onde muitos protestos e tumultos ocorreram.

Terazije –Hotel Moskva

Hotel Moskva Belgrado, Sérvia
O grande e antigo Hotel Moskva, marco arquitetônico e histórico de Belgrado, Sérvia

Este é sem dúvida o hotel mais famoso de Belgrado. Não necessariamente você precisa se hospedar ou consumir algo no local, já que é muito turístico e tem os quartos em um estilo mais antigo. Porém, tem uma história fascinante de muitos anos de existência.

É o único hotel em Belgrado que não tem o quarto número 13 e a antiga lista de convidados, inclui: Albert Einstein, Yasser Arafat e Alfred Hitchcock. Este foi um dos edifícios da cidade a ser usado pela ocupação alemã.

Rua Kralja Milana – Prédios arquitetônicos que vale a pena ver em Belgrado

Catedral de São Sava ao fundo em Belgrado na Sérvia
A bela Catedral de São Sava ao fundo em Belgrado na Sérvia

A rua Knez Mihailova se transforma imediatamente na rua Kralja Milana, depois do Hotel Moskva e te leva você ao sul de Belgrado. Há vários edifícios históricos interessantes, incluindo Stari Dvor (Antigo Palácio), outrora um palácio real, onde hoje a prefeitura da cidade está localizada.

Novo Palácio em Belgrado, Sérvia
Novo Palácio em Belgrado, Sérvia

Do outro lado da Praça Andrićev Venac fica o Novi Dvor (Novo Palácio), que foi construído cerca de quarenta anos depois no início da década de 1920 e agora serve como o palácio presidencial.

O antigo edifício iugoslavo do Ministério da Defesa

edifíciO  bombardeado Sérvia, Belgrado
Antigo edifício do Ministério da Defesa bombardeado no conflito entre Sérvia e Kosovo em 1998;1999.

Você pode estar se perguntando o que um Ministério da Defesa do país estaria na lista de pontos turísticos em Belgrado? Menos de dez minutos a pé do Palácio Presidencial está um dos locais de bombardeio da OTAN em 1999, durante durante a guerra entre a Sérvia e o Kosovo.

As ruínas bombardeadas de vários edifícios, também conhecido como Edifício do Estado Maior da Iugoslávia, estavam localizadas no cruzamento principal e não muito longe da Estação Central de Belgrado. Os prédios podem ser vistos normalmente pelo lado de fora com policias em frente. Cuidado com as fotos ou vídeos pois não é permitido.

Museu Nikola Tesla

Estátua de Nicola Tesla Belgrado Sérvia
Estátua de Nicola Tesla. O museu fica há 10 minutos de distância. Belgrado, Sérvia

O museu fica a cerca de 10 minutos a pé do edifício da Casa Geral da Jugoslávia. Se você nunca ouviu falar de Nikola Tesla, ele foi um inventor e engenheiro produtivo responsável pelo desenvolvimento de um sistema de eficiência energética baseado em corrente alternada na década de 1890.

Todo o museu é dedicado à vida e obra deste grande inventor, físico e engenheiro elétrico. Há vários documentos originais, exposições técnicas, fotografias, planos e desenhos que valem a pena visitar.

Catedral de São Sava

Catedral de São Sava, muito importante  para os sérvios e ortodoxos. Belgrado, Sérvia
Catedral de São Sava, muito importante para os sérvios e ortodoxos. Belgrado, Sérvia

São Sava, conhecido como o Iluminador, era um príncipe sérvio e monge ortodoxo, o primeiro arcebispo da Igreja Sérvia. Nascido com o nome de Rastko era o filho mais novo do príncipe Stefan Nemanja (fundador da dinastia Nemanjić) e governou brevemente entre 1190–92.

Ele é amplamente considerado como uma das figuras mais importantes da história do país, além de ser venerado pela Igreja Ortodoxa Sérvia como seu fundador. Muitas obras artísticas da Idade Média aos tempos modernos interpretaram sua carreira. Ele é o santo padroeiro da Sérvia e a Catedral de São Sava foi dedicada aos seus feitos.

Interior da Catedral São Sava, Belgrado, Sérvia
Interior da Catedral São Sava quando se desce as escadas do lado esquerdo. Belgrado, Sérvia

Se você desce as escadas vai se deparar com este salão belíssimo de muito valor religioso aos locais. Aqui estão algumas tumbas, livros e arte.

Visite Zemun

Zemum, Belgrado, Sérvia
Um dos inúmeros restaurantes e bares no caminho de Zemum, Belgrado, Sérvia

Zemun fica na margem direita do rio Danúbio. É considerada uma outra cidade e não um bairro em Belgrado. O passeio em si começa abaixo da colina Gardoš em Veliki Trg e te leva depois de 2,5 km até o município de Novi Beograd. É muito popular entre turistas, principalmente para os passeios de bicicleta em dias quentes com uma parada nos restaurantes locais para uma boa comida e Rakia (bebida típica sérvia ou otomana).

Alugar bicileta em Belgrado na Sérvia
A bicicleta que alugamos para nosso passeio em Belgrado na Sérvia.


Nas imediações há um cenário lindo com muito verde, o rio ao fundo e alguns restaurantes e bares nos barcos atracados. Você pode alugar essa bicicleta na cidade em vários lugares, mas nós encontramos este pessoal na internet e tudo ocorreu tudo bem. ( Belgrade Bike Central, bicycle rental and tours) assim está no google e este é o site.

Museu da História da Iugoslávia

Museu da História da Iugoslávia, Belgrado, Sérvia
Museu da História da Iugoslávia, Belgrado, Sérvia

Este lugar é bastante visitado pelos locais para prestar homenagem ao falecido presidente Tito, os itens pessoais e muitos outros artefatos do período iugoslavo. É definitivamente um dos museus mais interessantes e procurados de toda a cidade e também oferece o impressionante edifício do mesmo período.

Novi Beograd (Nova Belgrado)

Separada pelo rio Sava e conectada à ponte Brankov Most, Novi Beograd é uma cidade nova e planejada. Desde 1948, o distrito passou de uma área desabitada para o principal distrito comercial da cidade. De fato, essa parte da capital não pertencente a Belgrado até 1929. Os prédios aqui são em sua maioria os mesmos com algumas exceções. Para que aprecia arquitetura, não é um dos melhores lugares a se visitar.

 Genex Tower em Novo Belgrado, Sérvia
Genex Tower em Novo Belgrado, Sérvia

A Genex Tower é provavelmente a peça mais famosa dessa arquitetura em Belgrado e oficialmente conhecida como Western City Gate.

4.Culinária na Sérvia

A cozinha tradicional sérvia contém uma variedade de sabores e cheiros, principalmente devido à mistura de influências de diferentes povos.

Feira de verduras e frutas locais na primavera, Sérvia, Belgrado
Feira de verduras e frutas locais na primavera, Sérvia, Belgrado

No geral, os pratos são caracterizados por uma cozinha muito diversificada, sólida e picante, que pode ser descrita como uma mistura de cozinha grega, búlgara, turca e húngara. O uso de carne, massas, vegetais e laticínios é predominante.

Cevapci, muito saboroso e típico da Sérvia, Belgrado
Cevapci, muito saboroso e típico da Sérvia, Belgrado

As especialidades sérvias que você deve experimentar são: Börek, Gibanica, carne grelhada, assada, bife Karađorđeva, rocamboles de repolho, goulash, đuveč (uma espécie de ensopado), Moussaka, Mućkalica (uma mistura de diferentes tipos de carne e legumes em forma de ensopado), Cvarci, kajmak (creme de leite), pršuta (presunto seco, semelhante ao presunto).

Não posso esquecer da comida mais famosa e a minha preferida que é Cevapci com pão e tomate. Meu restaurante favorito em Belgrado é o Cevabdzinica Savcic, o melhor lugar que comemos essa carne deliciosa. (Foto acima).

Cafeterias por toda a parte em Belgrado na Sérvia
Cafeterias por toda a parte em Belgrado na Sérvia

O café é uma tradição secular na Sérvia. Posso recomendar o Coffee Dream e o Aviator Coffee Explorer. Você encontrará os dois estabelecimentos em várias localidades da cidade.

Uma cafeteria estilosa em Belgrado na Sérvia
Uma cafeteria estilosa e cheia de detalhes em Belgrado na Sérvia

5.Onde se hospedar em Belgrado?

A cidade tem uma variedade de opções de acomodações, desde bem baratas até hotel 5 estrelas. Nós alugamos este apartamento da foto abaixo pelo Airbnb e há inúmeras outras opções no site.

Como somos nômades digitais e ficamos um mês, dois ou três em cada cidade, o Airbnb é mais prático e barato pois em estadias de 30 dias ganhamos um desconto de 30 a 50%. Se você ainda não usou o Airbnb, receberá 140,00 reais de desconto em sua primeira reserva, clique aqui e faça seu cadastro gratuito!

Há muitas opções de 20 euros a diária para 2,3 e até pode achar para 4 pessoas.

Nosso Airbnb que ficamos por 2 meses em Belgrado na Sérvia
Nosso Airbnb que ficamos por 2 meses em Belgrado na Sérvia


Se você preferir, eu posso te recomendar este local que ficamos é só me deixar uma mensagem. Localizado em Vracrar, a melhor área que achamos para ficar na cidade mais tempo, perto de supermercados, cafés, restaurantes e da Catedral de São Sava.

1.Acomodação de 3 estrelas em Belgrado Exclusive Penthouse in Central Belgrade, área Vracar

Ótimo apartamento mobiliado em Vracar, Belgrado, Sérbia
Ótimo apartamento mobiliado em Vracar, Belgrado, Sérbia

Este apartamento mobiliado e pronto para o uso oferece ar-condicionado, varanda e vista para o jardim. Há também uma vista da cidade e da montanha, além de oferecer Wi-Fi gratuito. É uma opção de acomodação moderna, ao menos por dentro.

O apartamento possui 2 quartos bem iluminados, TV de tela plana com canais via satélite, cozinha equipada com lava-louças e geladeira, máquina de lavar roupa e 1 banheiro. Apartamento perfeito, oferecido com muita atenção aos detalhes e fará com que sua estadia em Belgrado seja inesquecível.

Tulum Apart Belgrade

Tulum Apartament Belgrade, apartamento em Belgrado na Sérvia
Tulum Apartament Belgrade, apartamento mobiliado para alugar em Belgrado na Sérvia

Este apartamento tem ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e acesso a um terraço. A acomodação possui uma área de estar, TV de tela plana com canais via satélite e banheiro privativo com secador de cabelo e chuveiro, onde você pode relaxar das férias do dia.

Você pode encontrar ótimos apartamentos em Belgrado no Airbnb. Como este, o Moon que além de ser um local muito agradável é também central.

Moon apartamento para alugar mobiliado em Belgrado na Sérbia
Moon apartamento para alugar mobiliado em Belgrado na Sérbia


2.Acomodação de 4 estrelas – Feel Belgrade Apartments

Apartamento mobiliado para alugar em Belgrado na Sérvia, Feel Belgrade Apartments
Apartamento mobiliado para alugar em Belgrado na Sérvia, Feel Belgrade Apartments


O Feel Belgrade Luxury Apartments está localizado no centro de Belgrado, a cerca de 700 metros da Praça da República e oferece quartos modernos com Wi-Fi gratuito. É um ótimo lugar para se hospedar, o que eu recomendaria devido à sua proximidade com a principal estação de trem.

Apartments Top Central 3

Apartments Top Central 3 em Belgrado na Sérvia
Apartments Top Central 3 em Belgrado na Sérvia

Esta acomodação tem uma bela vista do jardim e Wi-Fi gratuito. Todas as unidades possuem ar-condicionado, banheiro privativo, TV de tela plana, cozinha totalmente equipada e varanda. Um refrigerador e chaleira também estão disponíveis e aguardam sua visita.

Sky hotel

Sky hotel em Belgrado na Sérvia, tradicional
Sky hotel em Belgrado na Sérvia, tradicional

O Sky Hotel muito perto da Praça Trg Republike e da Rua Knez Mihajlova. Você também pode esperar um agradável lounge bar com uma grande variedade de bebidas. A Catedral de São Sava fica apenas a 1,7 km. A Feira de Belgrado fica a 2,4 km da propriedade, além das comodidades incluírem Wi-Fi e estacionamento.

Saint Ten Hotel

Luxuoso SAINT TEN Hotel em Belgrado na Sérvia
Luxuoso SAINT TEN Hotel em Belgrado na Sérvia


O luxuoso SAINT TEN Hotel espera por você no bairro de Vračar, em Belgrado, e fica a apenas 300 metros da Catedral de São Sava. Está localizado em um edifício de valor cultural e possui restaurante, sauna e academia próprios. O acesso Wi-Fi é gratuito em todas as áreas do hotel.

Conclusão do meu tempo em Belgrado

Eu me diverti muito em Belgrado e gostei muito do que vi, com exceção de que sinto como se a guerra do Kosovo ainda fizesse muita parte da cidade e da mente das pessoas que sofreram e ainda sofrem com tudo isso.

A comida era deliciosa, as feiras de vegetais e frutas na primavera era um dos meus locais favoritos. O tomate é sem dúvida o mais saboroso da minha vida, fazia tudo com molho de tomate porque era simplesmente divino. As framboesas frescas então comia todo dia, baratas e deliciosas.

Parque  Kalemegdan em Belgrado na Sérvia
Parque Kalemegdan em Belgrado na Sérvia

Seja um passeio de bicicleta no rio, assistir um jogo de basquete nas ruas, sentar e apreciar a vida em uma cafeteria e muito mais. A vida noturna é bem conhecida e você pode festejar todos os dias, se quiser.

Eu recomendo os meses de viagem de abril a julho, para que você possa aproveitar tudo o ar livre. Agosto pode ser bem quente. Vale sim e muito a pena visitar a antiga capital da Iugoslávia e aprender mais mais sobre este lugar incrível! Quem somos nós para julgar os últimos acontecimentos na cidade, espero que um dia eles se resolvam com Kosovo e vivam em paz sem esse peso nas costas.

Qualquer dúvida deixe nos comentários. Obrigada

Thais Guimarães

Você tem curiosidade de saber como é Marrakech no Marrocos? De uma olhada aqui no guia incrível de 3 dias que preparei com carinho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *