Marrakech é uma das cidades mais visitadas no Marrocos e tem muito a oferecer. Reuni aqui algumas ideias caso tenha um tempo extra neste incrível país, que podem ser planejadas em um dia agradável e voltar a tempo de dormir no seu confortável hotel ou riad, com exceção a visita ao deserto que há é necessário 2 ou 3 dias. Vamos lá?

1.Visite a pequena vila Imlil nas montanhas Atlas, poucas horas de Marrakech

Fuja do calor de Marrakech e siga para as montanhas do Atlas. Experimente a vida no campo em seu passeio às montanhas mais altas do Marrocos e visite algumas aldeias berberes. A viagem de um dia às Montanhas do Atlas passando na pequena vila Imlil é um passeio interessante e calmo, se você quiser deixar a cidade e explorar o lado autêntico e rural do Marrocos.

No verão, você tem o frescor nas montanhas e no inverno também pode apreciar essa pequena vila pois durante o dia tem um clima muito agradável. Há a possibilidade de reservar passeios diretamente no seu hotel ou via Airbnb Experience, como nós fizemos.

Se você ainda não se registrou gratuitamente no site Airbnb, clique aqui e ganhe 140,00 reais de desconto para alugar seu apartamento mobiliado completo e sem burocracia e 50,00 de desconto na sua primeira experiência.

Clique aqui para dar uma olhada no tour que escolhemos para fazer essa viagem, o rapaz tem mais de mil avaliações, você pode ler e conferir.

Montanhas Atlas, passeio saindo de Marraquech Marrocos
Montanhas Atlas, passeio saindo de Marraquech, Marrocos

Na nossa curta viagem paramos em alguns lugares, inclusive uma cooperativa de óleo de argan que você pode comprar produtos naturais. Não se sinta na obrigação de comprar nada durante seu passeio, mas fique atento que os marroquinos são ótimos em insistir e tentar negociar.

2.Essaouira, 2 ou 3 horas de Marrakech

Essaouira no Marrocos
Outra impressão sobre o Marrocos, bem diferente de Marraquech


Essaouira é uma pequena cidade fortificada na costa atlântica e fica a 180 km oeste de Marrakech. É um lugar menos visitado e os moradores geralmente são mais amigáveis ​​e menos agressivos para comprar lembrancinhas.

A cidade possui um dos portos de pesca mais importantes do país e se você chegar cedo o suficiente, verá pescadores descarregando os peixes frescos ao amanhecer e quem sabe poderá encontrar um restaurante que prepare essa delícia para você em alguns minutos.

3.Ouarzazate, poucas horas de Marrakech

Ouarzazate no Marrocos
Cenário de vários filmes e novelas, Ouarzazate no Marrocos

Ouarzazate é uma cidade localizada a 200 km a sudeste de Marrakech. Se você deseja visitar o deserto do Saara, uma parada nesta cidade fortificada é obrigatória. Ouarzazate vem das palavras amazigh que significa “cidade sem barulho”.

Hollywood Africana

Ouarzazate também é conhecido como Hollywood da África sob vários apelidos. Isso se deve aos estúdios de cinema, incluindo um dos maiores do mundo: o Atlas Studios. Eu recomendo que visite este lugar, onde você pode explorar um pouco a história da indústria do cinema. Nesse estúdio foram produzidos filmes como “À caça da joia do Nilo”, “Asterix e Cleópatra” ou “Os Dez Mandamentos”.

4. Cachoeiras Ouzoud, poucas horas de Marrakech

Cachoeiras de Ouzoud, Marraquech, Marrocos
As cachoeiras de Ouzoud no Marrocos, uma paisagem linda

As cachoeiras de Ouzoud são as mais magníficas e impressionantes do Marrocos. Estão localizadas perto da vila de Tanaghmilst com 110 m de altura nas montanhas Atlas, a 150 km a nordeste de Marrakech.

O caminho para as cachoeiras é muito agradável, cercado por milhares de oliveiras. No topo, você pode circular pelas cascatas e aproveitar esse lugar refrescante enquanto observa os macacos nas árvores. Nos dias mais quentes você pode nadar nas piscinas já que a água é muito limpa, mas pode ser muito fria no outono.

5.Viagem ao deserto – Saara

deserto do Saara Marrocos
O tão sonhado deserto do Saara, Marrocos


Depois de explorar a cidade de Marrakech, você pode sentir que há algo a mais. Que tal um passeio nômade no deserto do Saara? Eu tenho que admitir que não fiz esse tour justamente porque estive no Marrocos no inverno, mas gostaria de mostrá-lo como uma alternativa se você tiver alguns dias de folga.

Estrelas brilhantes nas noites geladas e um chá de hortelã quente nas dunas, após uma noite fria na sua barraca. Passeie de camelo e aprecie o pôr do sol neste lugar único. Esta experiência pode ser uma das mais marcantes da sua vida, mas deve ser feita com uma boa empresa de excursão pois no Marrocos tudo precisa verificar as recomendações de outros viajantes. A pergunta que você deve fazer é se deseja visitar Zagora ou Merzouga.


Zagora – a pequena alternativa ao deserto do Saara viagem 2 dias

Deserto de Zagora, Marrocos
Deserto de Zagora, Marrocos


Se você não tiver 3 dias disponíveis para a viagem até o deserto de Merzouga que é mais atraente, os residentes e operadores turísticos recomendam uma viagem ao deserto de Zagora. Este tour é possível fazer em dois dias.

Zagora é uma cidade no início do deserto, a 350 quilômetros a sudeste de Marrakech e para chegar lá é preciso passar pelas montanhas Atlas. Espere uma viagem sinuosa de sete a oito horas de carro. Neste começo de deserto não há grandes dunas de areia, mas mesmo assim você pode ter uma ideia de como é viver em lugar como esse. É mais provável que você encontre uma costa rochosa com muitas pedras e um pouco de areia.

Recomendo? Só se você não tiver os 3 dias e se for verão, primavera e um pouco do outono. Digo isso pois no inverno o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, sendo assim você terá a oportunidade de apreciar o deserto com luz por apenas 1 hora já que o resto será só viagem. E nada de por do sol no inverno, mesmo que eles confirmem, porque é preciso deixar o acampamento bem cedo em direção a Marrakech.


Merzouga – Um toque do deserto do Saara “real” viagem 3 dias

Deserto de Merzouga, Marrocos
Deserto de Merzouga, Marrocos


Merzouga fica a 560 quilômetros leste de Marrakech. A cidade não muito longe da fronteira com a Argélia é conhecida pelas altas dunas de areia. A viagem de nove a dez horas é dividida em três dias, com duas pernoites no caminho. Você passará sua segunda noite em uma barraca em algum dos muitos acampamentos na região.

Lá você pode andar de camelo pelas dunas e jantar em volta de uma fogueira. Viajar para Merzouga é um pouco mais caro devido à distância de Marrakech e você também pode reservar esse passeio diretamente com o Airbnb Experience ou através de um empresa de excursões em seu hotel.

Se você nunca usou o Airbnb, clique aqui para se registrar gratuitamente.

Recomendo? Sim, se você tiver 3 dias disponíveis e também se for verão, primavera e uma parte do outono. Muita atenção com a empresa ou pessoas que vai contratar para esta viagem pois algumas tem muitas reclamações.

É preciso ler as opiniões de outras pessoas e escolher uma de boa reputação, mesmo que custe o dobro do valor para não ter dor de cabeça depois. Infelizmente, como estive em Marrakech no inverno não tenho uma empresa para recomendar já que não fiz este passeio.


6.Delícias culinárias em Marrakech

Tajine, Marrocos
Tajine de vegetais, Marrocos

Tajines e cuscuz têm um gosto melhor em seu país de origem e Marrakech serve esses pratos praticamente em todos os restaurantes. Há uma variedade deles, mas geralmente é um tipo de carne e vegetais feitos na panela de barro. Há muito mais a experimentar inclusive os peixes na região costeira do mar Mediterrâneo e do Atlântico.

Tajine Marrocos
Tajiine de frango e grão de bico

Nas proximidades da Medina você sempre encontrará um chá de hortelã quentinho ou suco de laranja natural para beber depois das tajines.

Azeitonas, Marrakech
Deliciosas azeitonas pelo caminho, Marrocos

Aqui neste outro post eu falo sobre os lugares mais interessantes para visitar na cidade em si Marrakech. Não deixe de visitar o Palácio Bahia e passear pelas ruas da Medina!

Tenha uma excelente viagem!

Thais Guimarães

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *