O Lago Constança faz fronteira com três países e está localizado em um dos cantos mais magníficos da Europa Central, além de ser o destino ideal para as suas férias ou só para fazer uma visita rápida também. A costa de 270 km de extensão é dividida entre Alemanha, Áustria e Suíça. A cidade de Constança é uma das existentes ao redor do imenso lago, que além de ser a nossa casa é também onde o Marc nasceu.

Lago de Constança, Alemanha
Lago de Constança, Alemanha

O lago é um centro de esportes aquáticos enquanto em suas margens existem muitas vinhas e cidades cheias de história. A região do lago de Constança é rica em castelos, igrejas barrocas, praças e grandes museus e também algumas atrações para crianças. Os Alpes estão a poucos quilômetros de distância, o que seria interessante alugar um carro para visitar as montanhas para enriquecer ainda mais a sua experiência.

1.Como chegar ao Lago Constança?

A região do lago possui um aeroporto localizado em Friedrichshafen na Alemanha e Zurich na Suíça que são os mais próximos. Caso contrário você consegue chegar também a partir de qualquer cidade usando o sistema de transporte público, como o trem ou ônibus.


2.Início da nossa excursão no Lago Constança

Lago de Constança Alemanha Friedrichshafen
Umas das cidades que compartilham o belo Lago de Constança, Friedrichshafen , Alemanha

Friedrichshafen em si não é uma cidade tão turística, mas a sua principal atração são os balões Zeppelin. Você pode encontrar muitas informações no museu sobre a história do dirigível rígido movido a gás desenvolvido pelo conde Ferdinand von Zeppelin. Há também a opção de fazer uma viagem nesse dirigível que funciona com gás não inflamável.


O sonho do Zeppelin terminou quando o Hindenburg, um dirigível com 245 metros de comprimento, infelizmente explodiu quando aterrissou em Nova Jersey em 1937. Sendo assim, ainda podemos fazer uma viagem nesta invenção agora no século 21 com gás não inflamável. Os voos podem ser reservados através do Deutsche Zeppelin Reederei (www.zeppelinflug.de)

Zeppelin dirigível,  Alemanha
Zeppelin dirigível, Alemanha

A oeste do passeio em Friedrichshafen, a igreja do castelo é um marco importante na cidade e foi seriamente danificada por bombardeios das guerras mundiais. O interior barroco do século XVII foi restaurado à sua antiga glória e está aberto aos visitantes (em contraste com a mansão e as vinhas pertencentes aos duques de Württemberg). No porto são oferecidos passeios de barco para outras cidades ao redor do lago e eu convido você a fazer um cruzeiro ao pôr do sol no verão.

3.Qual a história do Lago Constança?

Lago de Constança, Unteruhldingen, Alemanha
Lago de Constança, Unteruhldingen, Alemanha


A história de Unteruhldingen remonta à Idade da Pedra e do Bronze. Meersburg, ao lado dessa pequena vila também é um lugar fofo para visitar. O antigo castelo do século XVI e o novo castelo barroco estão entronados em um penhasco e se estendem por uma encosta íngreme até a água.

O que sobreviveu ao tempo e as guerras é agora um museu (www.meersburg.de) aberto todos os dias. A cidade baixa consiste em uma única rua e um passeio repleto de cafeterias com uma vista maravilhosa. Uma balsa leva você (e seu carro) a cidade de Constança a cada 15 minutos. Esta é uma alternativa mais barata aos barcos de excursão.

Meeersburg, Alemanha
Meeersburg, Alemanha

Se você continuar para o oeste, encontrará a antiga cidade imperial Überlingen. O local que antes era conhecido como o maior mercado de milho na Alemanha, agora serve como um centro de saúde.

A cidade se reinventou como um centro de saúde no século 19 e atraiu nobres e artistas. A cidade velha medieval ainda é dominada pela catedral gótica e os comerciantes fazendeiros distribuem seus produtos nas manhãs de quarta e sábado, (7-13 da manhã).

Überlingen, Alemanha
Überlingen, Alemanha


A igreja de peregrinação rococó de Birnau não fica longe daqui. A característica mais marcante deste lugar é seu interior lindamente projetado com uma vista deslumbrante do Überlinger See para o Obersee.

Igreja de peregrinação Birnau, uma visita recomendada no Lago Constança na Alemanha
Igreja de peregrinação Birnau, uma visita recomendada no Lago Constança na Alemanha


4.Constança, a capital do Lago Constança

Konstanz Alemanha

Vista da prefeitura da cidade de Constança e a igreja famosa ao fundo

Constança é a cidade natal do Marc e o local que vivemos na Alemanha. Uma visita ao Lago Constança sem visitar esta bela cidade é impensável. É um local jovem que se tornou uma cidade universitária próspera na fronteira com a Suíça.

A proximidade com este país neutro poupou os bombardeios aliados durante a Segunda Guerra Mundial e a cidade antiga permaneceu em excelentes condições. Visite a igreja e as lojas, ou use Konstanz, como é chamado em alemão, como ponto de partida para explorar a região circundante. O Aeroporto de Zurique fica a 1 hora de carro ou trem.

Seestraße, uma das mais belas ruas em Konstanz, Constança
Seestraße, uma das mais belas ruas em Konstanz * Constança

5.O que torna essa cidade tão especial?

O Conselho de Constança ocorreu entre 1414 e 1418, quando em 6 de julho de 1415 Johannes Hus que era um pensador religioso, filósofo e reformador tcheco da época foi queimado vivo ao ser considerado uma ameaça ao cristianismo pela Igreja Católica Romana. No Concílio, um edifício bem no porto, o cisma papal foi encerrado e o Papa Martin V foi eleito durante o único conclave já realizado ao norte dos Alpes.

Niederburg - o distrito mais antigo da cidade de Constança, Alemanha
Niederburg – o distrito mais antigo da cidade de Constança, Alemanha


6.Viagens de um ou dois dias na cidade de Constança

Ilha Mainau – A alguns quilômetros ao norte de Constança e conectada ao continente por uma barragem, fica a ilha de Mainau com 45 hectares de flores. Você pode caminhar pelos parques bem cuidados, a casa das borboletas, a casa das palmeiras e o zoológico em miniatura (www.mainau.de) por um dia inteiro. Simplesmente maravilhoso na primavera e verão.

Ilha Mainau na primavera, um dos passeios mais agradáveis para fazer com a família, Constança, Alemanha
Ilha Mainau na primavera, um dos passeios mais agradáveis para fazer com a família, Constança, Alemanha


Ilha Reichenau – Além da ilha das flores, a ilha Reichenau abastece a região com legumes frescos. O próprio lugar tem uma longa história e é um Patrimônio Mundial. Uma visita que vale a pena, além de ser uma excelente opção para passear de bicicleta.

Ilha Reichenau, Constança, Alemanha
Ilha Reichenau, Constança, Alemanha

Bodman e Ludwigshafen – Os dois municípios estão localizados no extremo norte da Überlinger See. De Ludwigshafen, há uma maravilhosa trilha para Überlingen com vista para o Obersee e os Alpes. Esta área também é conhecida pelas muitas macieiras.

7.Atravesse rapidamente a fronteira para a Suíça

Stein am Rhein, Suíça

Stein am Rhein, Schaffhausen e Rheinfall – A cidade medieval de Stein am Rhein é onde o rio Reno continua sua jornada pela Suíça depois de encontrar com o Lago Constança. O mosteiro do século 11 está em ótimas condições, além dos becos e a orla da cidade que são belos.

A cidade de Schaffhausen é conhecida pelas lendárias Cataratas do Reno. Esta cachoeira é uma das maiores da Europa e tem uma largura total de 23 metros por 150 metros. Vale a pena fazer uma viagem de barco a partir do Untersee até este lugar. Schaffhausen tem muitos edifícios renascentistas, então um passeio pelas muitas ruas da cidade é recomendado.

Schaffhausen e as cachoeiras do Reno, Suíça
Schaffhausen e as cachoeiras do Reno, Suíça

Kreuzlingen é uma pequena cidade que possui o Seeburgpark. Esta cidade pequenina te convida a dar um agradável passeio diretamente no Lago Constança e visitar o Museu Marítimo, que oferece exposições sobre a história da pesca e da navegação. Vale a pena visitar a Basílica de São Ulrich, assim como a Capela de Bernrain do século XIV, que já foi uma parada na rota de peregrinação a Santiago de Compostela. O cantão de Thurgau é um destino muito popular entre as famílias.

Kreuzlingen, Seeburgpark, Suíça
Kreuzlingen, Seeburgpark, Suíça

O Castelo Arenenberg está situado em um dos pontos de vista mais bonitos da região do Lago Constança. Em 1816, a enteada de Napoleão I conhecida como Hortense de Beauharnais escolheu o Castelo de Arenenberg como sede do exílio. Ela ampliou o complexo e mobilou os magníficos salões de maneira elegante.

O castelo que ainda é mobiliado originalmente hoje, recebe os visitantes do museu como os amigos da rainha Hortense. Exposições anuais especiais tornam as visitas ao Museu Napoleão uma experiência única.

Museu Napoleão - Castelo Arenenberg no Lago Constança
Museu Napoleão – Castelo Arenenberg no Lago Constança


8. Destinos no lado sul do Lago Constança

Arbon – A cidade começou como uma fortaleza romana e depois se tornou um centro comercial próspero. As casas contrastam com a arquitetura Art Nouveau do final do século XIX. Hoje, o destaque anual é o June Lake Festival com uma enorme queima de fogos de artifício que pode ser bem vista a partir do passeio de 3 km.

Vista dos Alpes suíços com os Säntis
Vista dos Alpes suíços com os Säntis

A poucos quilômetros ao sul de Arbon, a cidade do mosteiro de St. Gallen é conhecida pela biblioteca ricamente decorada em sua abadia. É considerada um Patrimônio Mundial e de lá você pode confortavelmente dirigir até a montanha Säntis. Essa é a montanha mais alta do norte da Suíça com uma altura de 2502 metros.

Um verdadeiro paraíso para caminhadas de paisagens incríveis, o Seealpsee fica na parte de trás e também pode ser alcançado através de St. Gallen. Este lago da montanha está localizado a 1143 metros no Alpstein e é um maravilhoso oásis de calma.

Seealpsee Suíça
Alguns anos atrás no Seealpsee, um quadro esculpido da natureza divina

Um dos locais mais fantásticos que eu já estive na minha vida!

Seealpsee Suíça
Como não se apaixonar por este lugar? Seealpsee na Suíça.

9.Áustria e Baviera no Lago Constança

A bela cidade de Bregenz fica do lado austríaco. A cidade se anuncia como um centro cultural com seu grande palco flutuante atrás da sala de concertos que é usada para óperas espetaculares como Tosca, durante o festival anual de verão. A cidade no final do Lago de Constança tem outro destaque em suas férias com a galeria de arte contemporânea.

Bregenz ao pôr do sol, Áustria
Bregenz ao pôr do sol, Áustria


Na colina atrás da cidade moderna, uma antiga torre de observação agora abriga um pequeno museu militar, enquanto o teleférico de Pfänder é uma ótima maneira de subir mais de 1.000 metros e apreciar a vista. Bregenz também oferece fácil acesso a áreas de montanhas como Lech am Arlberg.

O delta do rio Reno, que atravessa a fronteira entre a Áustria e a Suíça, é uma área de considerável beleza natural e um refúgio para a vida selvagem. Aqui, recomendo que você tenha tempo suficiente para fazer um desvio e visitar Vaduz, capital do Liechtenstein, ou fazer um pequeno passeio de bicicleta no triângulo da fronteira (Alemanha, Suíça e Áustria).

Lindau, Alemanha
Lindau, Alemanha

Lindau é uma cidade que foi construída em uma das três ilhas do Lago Constança (Reichenau e Mainau, já mencionadas acima). No extremo nordeste, a cidade bávara foi conectada ao continente por pontes ferroviárias e rodoviárias e também já foi uma cidade-estado rica com as ruas alinhadas de casas impressionantes. Vale a pena visitá-la durante o festival de julho.

Ainda com vontade de conhecer mais sobre a Alemanha? Aqui eu falo sobre os 10 pontos turísticos mais famosos do país da cerveja e do 7×1 contra o Brasil! 🙂

Clique aqui para conferir as melhores promoções de hotéis e outras acomodações para as suas próximas férias!

Agradeço a atenção,

Thais Guimarães

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *